10 sinais de câncer que precisam de atenção
Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer, uma data que traz como principal mensagem a importância dos hábitos saudáveis na prevenção da doença.
De acordo com a nova estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio 2026-2028, serão diagnosticados anualmente 781 mil novos casos de neoplasias malignas. O diagnóstico precoce é fundamental na parte dos casos, para que o paciente possa ter melhores resultados no tratamento.
Câncer não é uma doença única
De acordo com o Dr. Fábio Ortega, médico fundador do Doutor Ajuda e também cirurgião oncológico, nós somos feitos de células, que nada mais são que bolinhas, bem pequenininhas. Essas células se duplicam, originando outra célula igual a ela. O que determina que seja exatamente igual a ela é uma espécie de manual de informações que fica dentro da célula, o chamado material genético, o DNA.
“Se ocorre uma mutação desse DNA, mutação, para quem não sabe, é mudança. Então, se acontece uma mudança do DNA, a célula vai se duplicar e originar células diferentes dela. Existe um controle de qualidade no corpo que percebe isso e mata essas células. Agora, se o controle de qualidade do corpo falhar, essas células diferentes, mutadas, vão se duplicando, duplicando, o DNA delas muitas vezes também vai mudando e isso vai levando a mais células diferentes. Tudo isso é câncer. Os cânceres crescem de forma desordenada”, explica o médico. Normalmente são sólidos, irregular. Mas há também aqueles cânceres que se desenvolver na medula óssea ou a partir do sistema linfático, os chamados “cânceres do sangue” ou “cânceres hematológicos”.
Sinais de câncer que exigem atenção!
Nódulos ou caroços
Os tumores, na imensa maioria das vezes, são nódulos. São sólidos, popularmente conhecidos por caroços, e que podem aparecer em qualquer parte do corpo.
“Deve ser suspeito se esse caroço persistir por mais de duas semanas. Isso inclui nódulos na mama, no pescoço, na axila, virilha, testículo ou qualquer outra região. Esses nódulos incluem também o que popularmente é conhecido por íngua, que nada mais é que um linfonodo ou um gânglio linfático aumentado”, diz o Dr. Fábio.
Na imensa maioria das vezes, fica aumentado na presença de infecções e inflamações, mas também pode ficar aumentado em casos de tumor. Nesse caso, normalmente ficam maiores. Duros, então a consistência é dura, e fixos. Ou seja, se você tentar mexer o nódulo de posição, não vai conseguir. Se isso estiver acontecendo, é suspeito para o tumor. Segundo, perda de peso sem explicação.
Perda de peso

As células do câncer crescem mais rápido do que as células normais. Elas crescem, aumentam de tamanho e consomem muito mais nutrientes do corpo para que isso aconteça. Perder mais de 5% do peso corporal em um período de seis meses sem estar fazendo dieta ou exercício pode ser um sinal de alerta.
“Por exemplo, se você pesa 70 quilos e perdeu mais de 3,5 quilos sem motivo aparente, isso é um sinal de alerta. Essa perda de peso geralmente vem acompanhada de perda de apetite, sensação de saciedade precoce. Então a pessoa fica satisfeita comendo muito pouco e às vezes náusea”, comenta.
Cansaço extremo
Pela mesmo razão, pode levar a um cansaço importante que persiste por semanas e não melhora com o descanso. Especialmente quando vem acompanhado de outros sintomas, como palidez, que pode indicar anemia causada por sangramentos internos ou pela própria doença.
Feridas que não cicatrizam
As feridas que temos no corpo, na pele, no couro cabeludo, na boca, na língua, nas regiões genitais, normalmente em duas ou três semanas cicatrizam.
Se passado esse tempo não tiver melhora ou ainda se estiver mudando de aparência e começar a sangrar com mais facilidade ou formar pequenas crostas, isso pode e deve chamar sua atenção. Câncer de pele, câncer de boca, câncer de pênis, de vulva, dentre outros, começam com essas feridas.
Mudanças na pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo e pode nos dar pistas importantes sobre nossa saúde. Fique atento a qualquer mancha nova que apareça, principalmente aquelas que mudam de cor, formato ou tamanho.
“Para memorizar melhor, lembre-se da regra ABCDE, para pintas e manchas. A, assimetria, uma metade é diferente da outra. B, bordas irregulares ou mal definidas. C, cor variada na mesma lesão. D, diâmetro maior que 6 milímetros. E, de evolução, que é uma mudança na aparência das manchas. Feridas que não cicatrizam em três a quatro semanas, especialmente em áreas expostas ao sol, também devem ser avaliadas por um dermatologista”, pontua o especialista.
Mudanças no hábito intestinal
Alterações persistentes no funcionamento do intestino podem indicar câncer colorretal. Isso inclui mudança súbita entre diarreia e prisão de ventre, que persiste por mais de duas semanas, fezes muito finas, como se fosse um lápis, sensação de que o intestino não esvaziou completamente após evacuar ou presença de sangue nas fezes.
“É importante não confundir com sangramento causado por problemas no ânus, como hemorroida e fissura anal. No câncer, o sangue geralmente está misturado às fezes, enquanto nas hemorroidas e fissuras anais costuma estar na superfície ou só aparecer no papel higiênico. Um outro sinal de câncer de intestino é a cor das fezes escuras, preta, como se fosse a borra do café, e com um cheiro diferente do habitual, um cheiro muito forte”.
Tosse persistente
Uma tosse que não passa após três semanas, especialmente pessoas que fumam ou fumaram, pode ser um sinal de câncer de pulmão. Preste atenção também se a tosse vier acompanhada de sangue, mesmo que seja apenas uma pequena quantidade.
Rouquidão ou mudanças na voz que persistem por muitas semanas também merecem investigação, pois podem indicar câncer de laringe ou de alguma outra estrutura da garganta.
Dificuldade para engolir
Se você está sentindo dificuldade para engolir alimentos sólidos ou líquidos, sensação de comida entalada na garganta ou dor ao engolir que persiste por mais de duas semanas, isso pode indicar um câncer de esôfago ou estômago.
Muitas vezes, as pessoas compensam comendo alimentos mais pastosos ou líquidos, mas isso pode mascarar um problema sério que precisa ser investigado.
Febre persistente sem causa aparente
“Febre baixa que vai e volta por mais de duas semanas, especialmente durante a noite, pode ser um sinal de alguns tipos de câncer, principalmente os que afetam o sistema imunológico, como linfomas e leucemias. Preste atenção também se vier acompanhada de suores noturnos intensos que chegam até molhar o pijama e os lençóis”, reforça o Dr. Fábio.
Sangramento anormal

Para as mulheres, sangramento vaginal fora do período menstrual, após a menopausa ou mudanças significativas do padrão menstrual. Para todos, sangue na urina, mesmo que a urina fique apenas rosada. Sangramento nasal frequente e intenso, sem qualquer trauma.
Ou qualquer sangramento por orifícios do corpo, sem explicação aparente.
Fique sempre atento ao seu corpo e procure por um médico!
VEJA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS:
Se inscreva no canal do Doutor Ajuda, no Youtube, clicando aqui!
