O que a Cocaína pode causar?
A Cocaína é uma droga estimulante, feita a partir das folhas da coca. Ela tem a aparência de um pó branco, que é geralmente aspirado pelo nariz, mas também pode ser misturado em água e injetado nas veias.
Para se ter uma ideia de como esse tema é importante, um estudo brasileiro revelou que 3,8% dos adultos no Brasil já usaram cocaína na vida, o que representa cerca de 5 milhões de pessoas. O Brasil é um dos principais países consumidores de cocaína no mundo.
Quais os efeitos da cocaína no corpo?
Quando uma pessoa usa cocaína, seus efeitos aparecem quase imediatamente, e duram em geral de 30 min a 1 hora. Esses efeitos são:
- Uma grande sensação de euforia, de prazer e de maior energia;
- Aumento do estado de alerta e da atenção;
- Sensação de poder e de autoconfiança;
- Irritabilidade, impulsividade e em alguns casos comportamento mais agressivo;
- Algumas pessoas tem a sensação de que a cocaína ajuda a fazer as coisas de forma mais rápida e eficaz, enquanto outras tem a sensação oposta, de não conseguir realizar nenhuma atividade bem feita;
- Paranoia – sensação de estar sendo perseguido ou observado e alucinações auditivas, que é ouvir vozes e sons que não são reais.
Já, do ponto de vista físico, a cocaína causa:
- Constrição dos vasos sanguíneos;
- Pupilas dilatadas;
- Náusea e diminuição do apetite;
- Aumento da temperatura, da pressão arterial e da frequência cardíaca;
- Tremores e contração dos músculos;
- Inquietação e insônia.
Sintomas de overdose
Quando uma pessoa usa grande quantidade de cocaína, ela pode ter uma falência em um ou mais órgãos, o que é chamado de overdose. É um quadro grave, que pode levar até à morte e, por isso, é uma emergência médica e precisa ser atendido no pronto-socorro.
Os sintomas da overdose são aqueles de uma intoxicação grave por cocaína, como:
- Agitação;
- Confusão mental;
- Sudorese;
- Taquicardia;
- Febre;
- Dor no peito;
- Aumento da pressão arterial;
- Arritmia cardíaca;
- Convulsões.
É importante saber que podem ocorrer complicações graves, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.
Sinais de que uma pessoa usa cocaína
Quando uma pessoa usa cocaína de forma frequente e por um longo período de tempo, ela por ter alguns efeitos, como:
- Diminuição do olfato, sangramentos nasais, problemas respiratórios e até perfuração do septo nasal;
- Distúrbios dos movimentos;
- Problemas gástricos, como úlceras, e isquemia do intestino;
- Emagrecimento e desnutrição.
Porém, a principal consequência do uso da cocaína a longo prazo é o desenvolvimento da dependência. Com o uso repetido da cocaína, o cérebro se adapta ao excesso de dopamina, que é um neurotransmissor ligado à sensação de prazer. Isso leva o indivíduo a usar cada vez mais droga para obter o mesmo efeito ou para aliviar os sintomas de abstinência.
É importante sempre que os sintomas de abstinência são aqueles que acontecem quando o dependente fica sem usar a cocaína. Sintomas como cansaço, aumento de apetite, excesso de sono ou insônia, falta de concentração e raciocínio lento, ansiedade, depressão, algumas vezes com ideação suicida e “fissura”, indicam forte desejo de consumir a droga.
Características
Saiba que esses sintomas costumam desaparecer em algumas semanas, porém, muitas vezes, o usuário não tolera os sintomas e usa novamente a cocaína para obter um alívio, reforçando assim o ciclo da dependência. Conforme a dependência vai se agravando, a pessoa passa a ter algumas características:
- Ela usa a droga em maior quantidade e por mais tempo do que o pretendido e tenta controlar o consumo sem sucesso;
- Gasta muito tempo buscando a droga, usando ou se recuperando dos efeitos;
- A pessoa tende a se afastar de amigos e familiares, e vai deixando de lado outras atividades sociais e de lazer, pois não consegue mais sentir prazer nessas atividades;
- Começa a ser negligente com suas obrigações no trabalho, em casa ou nos estudos;
- Pode ter problemas financeiros devido a gastos excessivos com a droga, bebida e festas;
- E um fator que é bem característico da dependência, que é saber que está tendo problemas físicos ou psíquicos relacionados à droga, e mesmo assim continuar usando a droga.
A cocaína é uma droga bastante poderosa e pode trazer consequências sérias. Mas é importante saber que a dependência tem tratamento.
Se alguém tem esse problema, ele deve procurar um Psiquiatra ou o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas), que é o serviço do SUS, especializado em tratar dependência química.
A recuperação completa não é fácil, mas é possível e depende muito do apoio profissional e familiar, mas também da motivação do paciente para mudar seu estilo de vida.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista, clicando aqui.