Ter pênis torto é normal?
Muitos homens podem se perguntar se ter um pênis torto é algo comum ou motivo de preocupação. É importante abordar esse assunto com clareza e objetividade, fornecendo informações relevantes e tranquilizadoras para aqueles que têm dúvidas ou preocupações sobre a anatomia peniana.
É normal ter o pênis com alguma curvatura leve, para direita ou para esquerda, para cima ou para baixo, principalmente quando ele está ereto. No entanto, ele deixa de ser normal se:
- Essa curvatura aumentar com o passar do tempo;
- Começar a doer;
- A curvatura chegar em um ponto que prejudica ou impossibilita a relação sexual.
Saiba que existem diversas causas para esse problema, mas para um melhor entendimento, antes de falar sobre as causas, é preciso compreender um pouco sobre a anatomia do pênis.
O corpo do pênis é formado basicamente por duas estruturas: os corpos cavernosos e a uretra, que é o canal da urina. Os corpos cavernosos são duas estruturas alongadas e por dentro dela há uma esponja revestida por um tecido mais duro. Quando essa esponja está cheia de sangue o pênis fica ereto, quando está vazia, o pênis fica flácido. Os corpos cavernosos ficam sobre a uretra.
Se houver uma alteração que interfira no comprimento da uretra ou no tamanho de um ou de ambos os corpos cavernosos, pode-se ter um pênis torto. Isso pode acontecer tanto em crianças quanto em adultos por razões diferentes, mas é mais comum em adultos, e a principal causa é a Doença de Peyronie.
Pênis torto: Doença de Peyronie
A estimativa é que entre 4 e 10 % dos homens com mais de 40 anos tenha esse problema. A Doença de Peyronie é causada por uma cicatriz, denominada fibrose, que ocorre no pênis junto aos corpos cavernosos. Não se sabe ao certo qual a causa dessa fibrose, mas a principal teoria é que esteja associada a micro traumas ao longo da vida.
Os corpos cavernosos se dilatam quando ficam cheios de sangue durante a ereção. Essa cicatriz dificulta a dilatação desses corpos cavernosos e, como consequência, o corpo cavernoso no local da cicatriz não se dilata da mesma maneira, acarretando a curvatura do pênis.
Essa curvatura do pênis passa a dificultar a penetração durante a relação sexual e em alguns casos, quando a curvatura é muito grande, impossibilita o ato sexual. É importante destacar que em 20% dos casos, a curvatura melhora espontaneamente com o tempo em torno de 2 anos. Mas, o mais comum é a curvatura se estabilizar ou até mesmo progredir.
Além disso, existem outras características importantes que o homem deve reparar:
- Dor no pênis, principalmente no início do quadro;
- Encurtamento: é muito comum os homens com este tipo de problema se queixarem que o pênis está diminuindo de tamanho.
Muitas vezes, ao apalpar o corpo do pênis é possível notar uma pequena área mais endurecida, que é a placa de fibrose. Normalmente ela está do lado da curvatura do pênis.
Pênis torto devido trauma
Outra causa de pênis curvo em adultos, muito menos comum, é um trauma no pênis. Pode ser uma batida na moto, uma pancada no jogo de futebol, mas é mais comum um trauma durante a relação sexual quando o pênis está ereto.
A história típica é que no momento do trauma normalmente se escuta um estalo e depois o pênis começa a doer e inchar, podendo ficar roxo. Nos casos mais graves, o pênis fica tão inchado que parece uma berinjela. Esse trauma pode levar a uma rotura de um dos corpos cavernosos, o que é o chamado de fratura de pênis. Isso é um caso de urgência e deve-se procurar imediatamente o pronto-socorro.
A relação desse trauma com o pênis curvo é que a cicatrização desse corpo cavernoso que rompeu gera, na maioria das vezes, um encurtamento de uma das partes, deixando o pênis torto. Portanto, se romper no lado direito o corpo cavernoso vai encurtar do lado direito e o pênis vai ficar torto para a direita.
Pênis curvo em crianças
As principais causas de crianças com pênis curvo estão relacionadas a um problema congênito, ou seja, a criança já nasce com isso. Este é um assunto que deve chamar a atenção dos pais de menino.
Dentre as causas, dois principais problemas relacionados a pênis torto merecem ser destacados:
- Hipospádia: é um problema no desenvolvimento da uretra na fase embriológica de formação do bebê no útero da mãe. O corpo do pênis se desenvolve normalmente, mas a uretra não. O resultado é que ela fica curta em relação ao pênis. Ou seja, a abertura por onde sai a urina, chamada de meato, não chega até a ponta do pênis na glande, sai antes no corpo do pênis e, em casos mais raros, até no escroto ou períneo.
Essa uretra, sendo curta, causa mais dois problemas:
- O primeiro é que ela tenciona a ponta do pênis para baixo, definindo um segundo sinal da hipospádia que é curvatura do pênis para baixo chamada de curvatura ventral;
- O segundo é que como a uretra é mal formada, a distribuição da pele no pênis fica diferente. Existe mais pele na parte de cima do pênis (parte dorsal) do que na parte de baixo do pênis (parte ventral). Quando se avalia o pênis parece que a glande (cabeça do pênis) está com um capuz.
Portanto, logo ao nascimento de um menino deve-se reparar no pênis. Ao observar essas alterações mencionadas, converse com o pediatra para que ele encaminhe para um Urologista ou um Cirurgião Pediátrico.
Pênis curvo congênito
A segunda causa é o pênis curvo congênito. Esse caso também é uma má formação que acontece por dois motivos: assimetria entre os corpos cavernosos ou porque a uretra tenciona um pouco os corpos cavernosos para baixo.
É comum perceber esse tipo de problema somente na puberdade quando as ereções penianas se tornam mais presentes. Além de ser um pênis curvo que se descobre na infância ou na adolescência, existem mais três características que deve chamar a atenção dos pais nos casos de pênis curvo congênito:
- A tortuosidade não aumenta com o tempo;
- Não há dor no pênis;
- Não tem cicatriz no pênis.
Essas três características reforçam bem o diagnóstico de pênis curvo congênito e o que diferencia das causas mais comuns em adultos que são a Doença de Peyronie e trauma.
É importante destacar que o pênis curvo pode causar importante impacto na autoestima e na qualidade da vida do homem. Existe tratamento e, por este motivo, ao observar as alterações mencionadas procure um médico Urologista ou Cirurgião Pediátrico.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: