Quais as doenças associadas à obesidade?

A obesidade é uma condição médica definida pelo acúmulo excessivo de gordura, podendo causar impactos negativos na saúde. Atualmente, existem mais de 250 doenças associadas à obesidade, ou seja, doenças que são causadas pelo excesso de peso ou que, pelo menos, são agravadas ou pioradas por este problema.

Vale saber que, infelizmente, a obesidade está associada a uma redução da expectativa de vida. O aumento de doenças cardiovasculares, como infarto, derrame, aumento de outras doenças cardíacas, como a insuficiência cardíaca e outras doenças arteriais periféricas associam-se à um aumento da mortalidade.

A obesidade causa diversas doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

Obesidade e o risco de câncer

Saiba que a obesidade está associada ao risco aumentado de desenvolver, pelo menos, 13 tipos de cânceres. Nas mulheres, os mais comuns são de endométrio e o câncer de mama na pós-menopausa. Mas, existem outros que também tem associação com obesidade, não só com a incidência, ou seja, com o aparecimento de câncer, mas com a agressividade desta doença. 

A obesidade está associada a 13 tipos de cânceres, nas mulheres o mais comum é o de mama na pós-menopausa.

Diabetes

A obesidade também está associada ao diabetes tipo 2. Só essa doença já causa diversas complicações ao longo da vida, tendo o excesso de peso como seu principal fator de risco. Por isso, se no início do diabetes, ou ainda na fase de pré-diabetes, a pessoa conseguir perder peso, saiba que os benefícios são muito claros: a pessoa pode evitar o aparecimento de diabetes ou mudar totalmente a história natural da doença.

Hipertensão e outras doenças

Existem muitas doenças associadas com a obesidade, como:

  • Hipertensão ou pressão alta;
  • Doenças do fígado, como esteatose hepática;
  • Apneia obstrutiva do sono, associada ao ronco;
  • Doenças articulares, como osteoartrose;
  • Doenças psiquiátricas;
  • Asma;
  • Doenças autoimunes.

É válido ressaltar que a obesidade é uma doença com base genética e ambiental muito forte, por isso, para mudar essa situação é importante buscar um tratamento médico sério para melhorar a saúde. Perder peso é muito difícil e exige um tratamento a longo prazo, mas com perseverança e boas estratégias médicas, é possível perder peso e reduzir o aparecimento de diversas doenças.

Lembre-se: perder peso é uma questão de saúde e não de estética.

Continue acompanhando nosso site para acessar informações confiáveis de saúde e bem-estar para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: