Criança que não fala pode ter autismo?
Quando uma criança apresenta atraso na fala ou problemas de linguagem, muitos pais se preocupam com a possibilidade de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para identificar a causa do atraso na fala,, os pais devem fornecer informações claras e completas. Isso ajuda o especialista a entender melhor o quadro e a determinar a abordagem mais adequada para o diagnóstico e tratamento.
Linguagem
Antes de explicar sobre a fala, é preciso conhecer o conceito amplo da comunicação: a linguagem.
A linguagem é a capacidade de comunicar ideias, emoções e vontades através da fala, gestos, olhares, sons e escrita, por exemplo. Saiba que o desenvolvimento de linguagem da criança começa antes de ela falar as primeiras palavras:
- Entre 6 e 9 meses é possível observar a criança balbuciar (sílabas repetidas, como babababa);
- Aos 10 meses, ela faz gestos, como esticar os braços quando quer colo, dar tchau ou apontar;
- Entre 13 e 15 meses, a criança pode ainda não falar palavras, mas “brinca de falar”, emitindo sons sem sentido como se estivesse conversando.
Quando a criança começa a falar?
Algumas crianças ensaiam as primeiras palavras antes de um ano, mas a maioria começará a falar após essa idade. É esperado que até os dois anos a criança tenha um vocabulário entre 50 e 100 palavras e, depois disso, aprenda em uma velocidade rápida em que não é possível contar as palavras.
Por isso, atenção: se a criança tem 18 meses e ainda não fala, ou se tem mais de dois anos e fala poucas palavras, algo pode estar errado e é preciso conversar com o Pediatra.
Sinais de alerta
É comum as pessoas falarem que cada criança se desenvolve em um determinado tempo e que ela pode recuperar o tempo perdido. Mas, a verdade é que isso pode levar a outros problemas e até perder um tempo precioso chamado de intervenção precoce. Saiba que cada criança se desenvolve no seu tempo, sim, mas há sinais de alerta que os pais devem se atentar:
Audição da criança
A criança escuta bem e o teste da orelhinha feito na maternidade era normal? A criança teve ou ainda tem muitas otites, as dores de ouvido?
Saiba que para aprender a falar é preciso ouvir bem! Não basta ser capaz de escutar barulhos, tem que ouvir as diferenças entre os sons. Por isso, se houver uma suspeita que a criança não ouve bem, converse com o Pediatra para solicitar um exame de audição. Há exames diferentes para cada idade e desenvolvimento.
Desenvolvimento da criança
Observe o desenvolvimento da criança, lembre se ela andou até 14 meses, se brinca com os brinquedos de forma adequada, se ela interage com outras crianças e se come alimentos variados.
Isso é importante, pois a fala não se desenvolve isoladamente, por isso é importante observar se as outras áreas do desenvolvimento estão indo bem!
Sinais do Transtorno do Espectro Autista, ou autismo
Perceba se a criança apresenta algum sinal que pode sugerir este transtorno, como não olhar nos olhos, fazer movimentos repetitivos com os braços ou corpo, não responder quando chamada ou ignorar todas as pessoas ao redor. Saiba que esses são os casos mais graves, mas existem outros menos evidentes e que exige mais atenção:
- A criança olha nos olhos, mas por menos tempo e frequência, se comparada com outras crianças;
- Não buscam interação com pessoas mais próximas, como pais e irmãos;
- Tem movimentos repetidos mais sutis;
- Usa os brinquedos de um jeito diferente do esperado, por exemplo, tem interesse em pequenas partes que não deveria chamar atenção;
- Não brinca de faz de conta, como falar ao telefone, pentear o cabelo ou dirigir um carro;
- Não utiliza gestos, como mostrar algo, mesmo após 1 ano;
- Fala palavras e frases, mas se comunica muito;
- Não imita o adulto;
- Não se interessa pelas expressões faciais e emoções.
Se a criança apresentar algum desses sinais procure ajuda de um médico especializado. Quanto antes, melhor o desenvolvimento.
3 situações que não devem causar tanta preocupação
Existem três situações que confundem os pais sobre a fala das crianças, mas na realidade isso não deve causar tanta preocupação:
- Falar errado: Não confunda não falar com falar errado. É comum as crianças trocarem sons e criarem “sua língua própria” no começo da fala. Não falar ou falar pouco é problema. Falar errado, quando a criança está aprendendo a falar é normal e não justifica preocupação.
No entanto, se uma criança com mais de dois anos fala tão errado que os pais não conseguem entender o que ela quer dizer, ou uma criança com mais de três anos que troca muitas letras na fala, é preciso conversar com o Pediatra ou procurar um Fonoaudiólogo.
É comum ouvir que os pais devem esperar até os quatro anos para procurar ajuda, mas não faça isso! Existem somente dois tipos de trocas que são aceitáveis até os quatro anos e meio de idade:
- Produção do “L” ou do “R” em encontros consonantais: Por exemplo, ao invés de falar “trem” a criança fala “tem”. Ao invés de falar “planta” ela fala “panta”;
- Produção do “R”ou do “S” no final de uma sílaba: Por exemplo, ao invés de falar “porta” ela fala “polta” ou “pota”.
Portanto, se suspeitar que a criança está com algum problema na fala, converse com o Pediatra.
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Veja o vídeo com a explicação da especialista: