Intoxicação em crianças: o que fazer?
As crianças são, por natureza, seres curiosos e exploradores. Elas gostam de abrir armários e mexer nas gavetas do banheiro, da cozinha e da área de serviço. Além disso, é normal que elas se atentem mais nas garrafas com líquidos coloridos. Por este motivo, a atenção do adulto cuidador é fundamental já que as crianças podem ingerir algum tipo de líquido e se intoxicar.
O que fazer em caso de intoxicação em crianças?
Mesmo que os pais, ou algum adulto, não veja a criança brincando na área de risco, ou com algum produto suspeito, é preciso desconfiar de intoxicação se ela apresentar algum dos sintomas abaixo:
- Alteração de comportamento repentino, como sonolência ou agitação;
- Lesão, queimadura ou vermelhidão na pele, boca e lábios;
- Cheiro característico na pele, boca, roupa ou no ambiente;
- Vômitos ou salivação excessiva;
- Dificuldade para respirar.
Se notar alguma dessas alterações, pode ser que a criança esteja intoxicada. Neste caso é preciso pedir ajuda e fazer uma busca ativa pela casa:
- Tente identificar qual produto pode ter sido ingerido e em qual quantidade;
- Retire a roupa da criança, caso esteja contaminada;
- Lave a pele, o rosto, os olhos e outras áreas do corpo que possam ter entrado em contato com o produto;
- Não ofereça nenhum tipo de líquido, como leite e água;
- Nunca provoque vômitos.
Como pedir ajuda?
Busque orientação através do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) da sua região, através do telefone 0800 722 6001 ou procure na embalagem, rótulo ou bula do produto qual é o telefone indicado em caso de intoxicação por aquele produto. Saiba que profissionais especializados irão oferecer orientações sobre o que fazer nessa situação.
Na dúvida, procure o serviço de saúde mais próximo da sua casa e, se possível, leve as informações do produto. Se o caso for grave e a pessoa apresentar desmaios e crises convulsivas, leve-a imediatamente ao serviço de emergência.
Lembre-se que para evitar acidentes dentro de casa é importante manter produtos de limpeza, higiene e medicamentos longe do alcance das crianças. Guarde-os em prateleiras mais altas dos armários e sempre que possível com as portas trancadas.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: