Dor na boca do estômago

Dor na boca do estômago é um sintoma desafiador para muitos médicos, pois grande parte dos órgãos que estão dentro da barriga, como estômago, intestino delgado, pâncreas, fígado e vesícula biliar tem como um dos principais sintomas a dor de barriga nessa localização. Por isso, se a pessoa souber descrever alguns detalhes relacionados a essa dor, pode ajudar o médico a entender o problema.

No entanto, muitas pessoas que sentem dor na boca do estômago desenvolveram essa situação por problemas do dia a dia. Diante disso, saiba que algumas dicas gerais podem ajudar nos quadros leves e eventuais de dor na boca do estômago:

  • Comer comidas mais leves, com pouca gordura e sem temperos fortes;
  • Trocar o café por chás claros, como chá de camomila ou erva-doce, além do chá de boldo ou hortelã que podem ajudar o processo digestivo;
  • Evitar bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas;
  • Evitar jejum prolongado;
  • Evitar líquidos durante as refeições;
  • Aumentar o consumo de água;
  • Associar a rotina a algum exercício físico.

O que pode ser a dor na boca do estômago?

Muitas situações podem causar a dor na boca do estômago e para ajudar o especialista durante o diagnóstico é preciso prestar atenção na dor, para entender onde dói e porque o incômodo iniciou. Veja alguns pontos principais para fazer essa observação:

Intensidade

Pense em como é a dor, se existe queimação ou se piora quando consome algum tipo de alimento. Nessa região é comum a dor ser acompanhada de estufamento, gases e arrotos. Se notar que isso acontece, pode ser que a pessoa tenha gastrite, úlceras no estômago ou no duodeno, doenças do refluxo gastroesofágico e até mesmo câncer de estômago. Repare se após ingerir algum alimento o incômodo piora os sintomas, como café, condimentos fortes (pimenta), bebidas gaseificadas, alcoólicas e alimentos gordurosos. Isso acontece, pois eles são irritantes do estômago e pioram a dor.

Medicamento

O uso de anti-inflamatório pode ter como efeito colateral a formação de úlceras no estômago e no duodeno, a primeira porção do intestino delgado.

Dor em queimação que sobe para o tórax

Quando é problema de refluxo gastroesofágico é comum as pessoas falarem que sentem um incômodo que começa na boca do estômago e depois sobe para o tórax. Popularmente é descrito como uma “bola” que sobe e desce. É comum também a pessoa regurgitar alimentos ou se queixarem de gosto amargo na boca. Outra característica é a presença de rouquidão, tosse seca e sensação de pigarro na garganta. Vale saber que isso é diferente dos quadros de gastrite, úlcera e câncer de estômago, já que nessas situações, a dor fica mais localizada na região do estômago.

Piora da dor

Repare se a dor está piorando cada vez mais, se há vômitos associados, com ou sem sangue, se há perda de peso sem intenção, perdeu o apetite e sangue nas fezes. Esses sintomas podem sugerir a presença de tumor no estômago, uma causa menos frequente se comparada com as outras citadas aqui, mas de grande gravidade.

Dor que irradia para os lados

Normalmente, quando o problema é no pâncreas a dor começa na boca do estômago e corre para os lados, ficando como uma faixa dolorosa na parte de cima da barriga. Pode piorar após alimentação e normalmente é persistente. Essa dor não melhora sozinha e nem com analgésicos comuns.

Dor na parte de cima da barriga

A dor fica na parte de cima da barriga, mais para a direita e bem embaixo das costelas, que piora ao ingerir alimentos gordurosos pode sugerir pedra na vesícula. Normalmente, a dor é em cólica, ou seja, tem momentos de melhora e piora. Saiba que as náuseas e os vômitos também podem estar presentes.

Dor na boca do estômago e no peito

A dor na boca do estômago e no peito, associado com sudorese e mal estar generalizado pode sugerir o infarto agudo do miocárdio, ou seja, falta de sangue no músculo do coração. Na maioria das vezes, surge como dor no peito, mas algumas pessoas podem manifestar dor na boca do estômago. Saiba que todas as pessoas devem ficar atentas a isso, especialmente aquelas que tem os fatores de risco para infarto, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo e obesidade. A atenção deve ser redobrada em idosos e diabéticos, pois fazem parte dos grupos em que é a dor na boca do estômago é associado com infarto.

 Dor que piora ao ingerir leite ou derivados

Algumas intolerâncias, especialmente à lactose, podem dar sintomas como dor na boca do estômago. Frequentemente essa dor é acompanhada de estufamento e gases, e acontece após a ingestão de leite ou derivados. Pode vir acompanhada de enjoo ou diarreia também.

Infecção pelo Helicobacter pylori

No Brasil, a infecção do estômago por essa bactéria pode afetar até 50% da população, especialmente em áreas rurais. E a presença dessa bactéria pode justificar a epigastralgia, mesmo sem os achados de gastrite ou úlcera.

Quando buscar ajuda médica no consultório e quando ir ao pronto-socorro?

O pronto-socorro deve ser procurado se a pessoa apresentar sinais de alarme, como dor muito intensa e contínua, sem melhora com analgésicos, com suspeita de quadros de úlcera mais graves ou mesmo de pancreatite e infarto, vômitos ou sangramento digestivo (sangue nos vômitos ou nas fezes). Se ela não tiver esses sinais, e o quadro não parecer ser uma urgência procure o Cirurgião Geral, Cirurgião do Aparelho digestivo ou Gastroclínico para uma consulta.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: