Depressão na Infância e adolescência
A tristeza é uma reação normal e aparece no desenvolvimento típico de crianças e adolescentes. Mas, quando a tristeza deixa de ser normal e passa a ser depressão?
Primeiro, é preciso saber que a tristeza é uma reação normal diante de situações que geram frustração e desconforto. Por meio da tristeza, as pessoas aprendem a aceitar a realidade e mudar o jeito de lidar com ela. Além disso, a tristeza desperta o cuidado e ajuda de outras pessoas: é uma emoção que convoca apoio. Sentir tristeza é natural e até certo ponto adaptativo. Ela não deve ser evitada, mas é preciso aceitá-la e ajudar as crianças a lidar com ela.
Como diferenciar tristeza e depressão na infância e adolescência?
Tristeza temporária
A tristeza é passageira e temporária, em geral dura entre minutos e horas. Depois, a criança volta a ter um estado tranquilo, calmo, que tende para o alegre. Já na depressão, o estado de tristeza, desânimo, falta de interesse, falta de prazer, e irritabilidade tende a ser contínuo, durando vários dias, semanas e até meses. Esta fase depressiva, deve durar no mínimo duas semanas.
Pensamentos negativos
Na depressão, a criança e adolescente tem pensamentos negativos persistentes sobre ela (como achar o corpo feio, se achar chata, burra, sem amigos ou culpada excessivamente) ou sobre o mundo (com um pessimismo de achar que as coisas sempre dão errada ou uma desesperança de achar que não tem jeito de as coisas melhorarem no futuro).
Alterações biológicas
Na depressão, há alterações biológicas, como alterações de sono (ou tem dificuldade para dormir e dormem menos que é a insônia ou dormem demais), alteração de apetite (com perda ou aumento de apetite), alteração de energia (com agitação ou retardo psicomotor) e alteração de concentração.
Ambiente
Na tristeza, muitas vezes a reação está ligada a um ambiente, por exemplo na escola, enquanto na depressão ela permanece em todos os lugares, seja casa, escola, casa de parentes ou amigos.
Desempenho
Na depressão, há um prejuízo significativo na vida da criança ou adolescente: em geral, a pessoa deixa de se cuidar, as notas da escola caem, há um isolamento social e uma falta de vontade de fazer qualquer atividade.
Pensamentos de se machucar
Na depressão, em casos mais graves, as pessoas têm pensamentos de se machucar e de morrer, chegando até a construir ideação suicida e realizar tentativas de suicídio se não forem ajudadas. Se algum destes sinais de alerta estiverem presentes, procure rapidamente um psiquiatra da infância e adolescente.
A depressão aparece com uma frequência maior em adolescentes, mas pode estar presente em crianças desde a primeira infância. Algumas causas mais conhecidas são dificuldade significativa de lidar com frustração, baixa flexibilidade emocional para lidar com mudanças, negligência e abuso físico dos pais e outras pessoas.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: