Hepatite Misteriosa
Uma forma de hepatite grave em crianças e adolescentes, que teve início na Inglaterra no início de 2022, tem alertado toda a comunidade médica mundial. Já foram notificados mais de 600 casos, com vários evoluindo para a necessidade de transplante de fígado (11 apenas na Inglaterra!) e pelo menos 14 mortes. Esses casos devem ser identificados precocemente, pois podem evoluir rapidamente para hepatite fulminante, uma condição onde o paciente pode passar de uma forma assintomática para coma hepático em poucas horas.
No Brasil, a hepatite fulminante é mais frequentemente causada pela hepatite aguda pelo vírus A, e por isso a vacinação contra este vírus está incluída no calendário universal para crianças entre 1 e 5 anos.
Até o momento, foram notificados pelo menos 64 casos suspeitos dessa hepatite aguda no Brasil, e o que mais preocupa é que a causa dessa hepatite ainda não foi identificada. Sabe-se que não é causada pelos vírus tradicionais das hepatites A, B, C, D e E, pois todos esses marcadores foram negativos nos casos relatados. Além disso, as crianças afetadas eram previamente saudáveis, sem histórico de viagens, contato com substâncias tóxicas ou alimentos e água possivelmente contaminados. Nos casos relatados no Reino Unido, 75% dos pacientes eram crianças menores de 5 anos, uma faixa etária que não foi vacinada contra o coronavírus, já que a vacina não é aprovada para crianças nessa faixa etária. Portanto, a vacina contra o coronavírus não pode ser apontada como a possível causa para essa hepatite.
Hepatite Misteriosa
Um tipo de adenovírus foi encontrado em 72% dos casos na Inglaterra, embora esse vírus normalmente não cause doenças graves em crianças saudáveis. Existe a hipótese de que essas crianças possam ter tido contato prévio com o coronavírus, o que pode ter alterado o sistema imunológico delas, e que, em um contato subsequente com o adenovírus, a doença tenha evoluído de forma mais grave. O sangue dessas crianças está sendo testado para anticorpos contra o coronavírus. Outra possibilidade é que o adenovírus tenha sofrido uma mutação, tornando-se mais agressivo nesses casos. As autoridades sanitárias na Inglaterra e em outros países estão fazendo um grande esforço para investigar as possíveis causas, inclusive com o estudo detalhado dos fígados dos casos que evoluíram para transplante.
Quais são os sintomas que os pais devem ficar atentos?
Essa é a informação mais importante. Os sintomas incluem: enjoo, vômitos, dor abdominal, diarreia, cansaço e febre. Também podem aparecer olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras. Caso a criança apresente esses sintomas, é fundamental procurar avaliação médica com um pediatra.
Em 10 de maio de 2022, o Ministério da Saúde lançou uma nota técnica orientando os médicos quanto à notificação obrigatória de casos suspeitos ou prováveis de hepatite misteriosa no prazo de 24 horas. Este formulário pode ser encontrado na internet: https://forms.office.com/r/BGwZjYz9Mu.
Na nota também estão detalhadas as orientações sobre os exames que devem ser realizados e os procedimentos para o encaminhamento do sangue.
Se houver qualquer um dos sintomas que foram descritos, não deixe de procurar um médico. No caso das crianças, um pediatra é o profissional mais indicado.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: