O que o cheiro da sua boca (hálito) pode dizer sobre a sua saúde?

O hálito, que é o cheiro do ar que sai da boca e nariz, resulta da mistura do ar da boca com o ar vindo do trato digestivo, principalmente do esôfago e estômago, além do ar das vias aéreas, tanto dos pulmões quanto das vias nasais. Muitos problemas no corpo podem alterar esse cheiro de forma específica. Antigamente, os médicos cheiravam o paciente para tentar identificar essas pistas e, muitas vezes, conseguiam fazer o diagnóstico apenas com essa informação!

Primeiro, para compreender o que está alterado, é importante falar sobre o que é considerado normal. Hálito fresco e agradável geralmente é um sinal de boa saúde bucal, higiene adequada e bom estado de saúde. É normal ter mau hálito pela manhã, o que não é uma doença, mas um fenômeno fisiológico devido à diminuição do fluxo salivar durante a noite. Da mesma forma, se certos alimentos com cheiro forte, como alho, cebola e curry, forem ingeridos, é esperado que o cheiro fique mais forte, o que também é normal.

5 sinais que podem indicar que a saúde não está bem, através do hálito

1. Cheiro de amônia

O cheiro de amônia no hálito pode estar associado à insuficiência renal. Quando os rins não funcionam adequadamente, eles não conseguem eliminar os resíduos do corpo de forma eficiente, levando ao acúmulo de ureia no sangue, que pode ser convertida em amônia. A amônia tem um cheiro semelhante ao amoníaco, presente em produtos de limpeza.

2. Cheiro de acetona

Um hálito com cheiro doce ou frutado, parecido com o cheiro da acetona usada para remover esmalte, pode ser um sinal de diabetes, especificamente em uma situação grave chamada cetoacidose diabética. Na diabetes, o corpo não consegue usar a glicose adequadamente, então começa a quebrar gordura para obter energia, o que gera a produção de muitos produtos cetônicos. Parte deles vai para a circulação e, posteriormente, para os pulmões, sendo liberada durante a expiração, causando o cheiro de acetona.

3. Cheiro de ovo podre ou de enxofre

O cheiro de enxofre ou ovos podres no hálito é frequentemente causado por problemas gastrointestinais, como refluxo ácido ou infecções no trato digestivo. Bactérias no estômago podem produzir gases sulfurados, que são liberados na respiração. Sinusite e amigdalite também podem levar ao acúmulo de muco, que, quando degradado, pode gerar esse tipo de cheiro. Problemas no fígado, como a cirrose, também podem liberar compostos sulfurosos com cheiro semelhante.

4. Cheiro de peixe

O cheiro de peixe no hálito pode ser decorrente de um distúrbio metabólico chamado fenilcetonúria. Essa condição impede o corpo de decompor a fenilalanina, um composto que tem um odor forte e desagradável. Além disso, problemas no fígado, como a cirrose, ou um outro distúrbio metabólico chamado trimetilaminúria também podem causar esse cheiro.

5. Cheiro podre

Tumores de laringe, traqueia, pulmão ou até do trato digestivo, principalmente esôfago e estômago, podem ter áreas de necrose em seu interior. O que é necrose? São áreas de tecido morto, que exalam um cheiro de podre que pode ser percebido no hálito.

Todos esses cheiros e causas fazem parte do grande grupo de pessoas com mau hálito. Isso não significa que, se alguém tem mau hálito, necessariamente tenha um desses problemas. A principal causa do mau hálito são questões na boca, como a saburra lingual e o tártaro dentário, que podem causar cheiro ruim, mas não têm o odor característico dos exemplos mencionados aqui.

A mensagem aqui é: fique atento ao seu hálito! Se perceber um odor ruim, especialmente os cheiros que mencionei, como enxofre, acetona, amoníaco, cheiro de peixe e até algo podre, e isso persistir dia após dia, é fundamental procurar um médico, preferencialmente um otorrinolaringologista, para uma avaliação adequada.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: