Câimbras

As câimbras são um problema que a maioria das pessoas enfrentará em algum momento da vida. Elas podem indicar uma alteração na musculatura, geralmente associada ao exercício físico, ou ser um sintoma de algum outro problema sistêmico. Portanto, é importante estar atento a outros sintomas.

Antes de abordar as causas e o que é preciso observar, é necessário entender o que são as câimbras.

O que são câimbras?

As câimbras são caracterizadas por contrações súbitas e involuntárias de um músculo ou grupo muscular, geralmente acompanhadas de dor. Os músculos mais comumente afetados são os dos pés e das panturrilhas, popularmente conhecidos como “batata da perna”. Nesses casos, é possível observar que o músculo da panturrilha se contrai e fica rígido, enquanto os pés e dedos do pé se curvam para baixo. Uma característica importante das câimbras é que elas geralmente melhoram com o alongamento do músculo ou do grupo muscular envolvido.

As câimbras são contrações súbitas e involuntárias de um músculo ou grupo muscular, acompanhadas de dor.
As câimbras são contrações súbitas e involuntárias de um músculo ou grupo muscular, acompanhadas de dor.

Quais são as causas das câimbras?

A principal causa está associada ao exercício físico excessivo em um curto período de tempo, por isso, é comum vermos jogadores de futebol tendo câimbras durante a prorrogação de uma partida, corredores de maratona e outros atletas de alto nível. Saiba que permanecer na mesma posição por longos períodos pode causar câimbras.

Os atletas tem mais chances de sofrer com câimbras
Os atletas tem mais chances de sofrer com câimbras

No entanto, a causa especifica é desconhecida, mas a teoria mais aceita é que quando um músculo está muito cansado e fatigado, ele perde temporariamente a capacidade de relaxar, podendo ocorrer durante o exercício ou sono. Mas, se há câimbras mesmo sem praticar exercícios físicos ou se elas ocorrem com frequência, pode indicar sintoma de um problema sistêmico:

  • Desidratação e distúrbios de eletrólitos: vômitos, diarreia, suor excessivo ou uso de diuréticos podem estar relacionados à desidratação e aos distúrbios nos níveis de potássio, cálcio e magnésio do corpo. Problemas renais, especialmente insuficiência renal e a necessidade de diálise, também podem causar câimbras pela mesma razão.
  • Problemas neurológicos: fraqueza, dor inexplicável, choques, formigamento ou perda de sensibilidade em alguma parte do corpo podem indicar problemas neurológicos, desde a compressão da raiz nervosa na coluna até doenças neurodegenerativas, como esclerose lateral amiotrófica, entre outras. Esses sintomas também podem ser causados por neuropatia, um problema nos nervos frequentemente associado a diabetes.
  • Hipotiroidismo: se houve ganho peso recentemente e sensação de frio mais do que o normal, isso pode indicar hipotiroidismo, um problema na tireoide que também está associado às câimbras. É comum ter pele espessa, a pessoa ficar mais lenta, ter um funcionamento intestinal mais lento e até mesmo sofrer queda de cabelo.
  • Mulheres: no caso das mulheres, é importante avaliar o ciclo menstrual e a possibilidade de gravidez. A gravidez é uma das causas de câimbras, especialmente no último trimestre.

Problemas de saúde podem causar câimbras

Além dessas causas, é importante considerar o consumo de álcool, problemas hepáticos (que também podem causar câimbras), idade, medicações, problemas de circulação, entre outros fatores.

Pessoas com diabetes também podem ter câimbras
Pessoas com diabetes também podem ter câimbras

É válido mencionar a questão da circulação, pois é um problema comum que pode ser confundido com câimbras. Pessoas que têm problemas de circulação, especialmente nas pernas, podem sentir dor na panturrilha, principalmente após caminhar, devido à falta de sangue nos músculos. Isso é conhecido como claudicação e pode ser confundido com câimbras. No entanto, não há contração involuntária do músculo, nem melhora com alongamento, como ocorre nas câimbras. Outras características incluem descamação da pele da perna, dificuldade de cicatrização e, muitas vezes, dor nos dedos dos pés mesmo em repouso.

O que fazer em caso de câimbra?

Como mencionado, existem várias causas para câimbras. No entanto, independentemente da causa, durante uma crise aguda, alongue o músculo afetado. No caso da panturrilha, você pode fazer isso esticando a perna e puxando a ponta do pé em direção à cabeça. Se não conseguir alcançar a ponta do pé com as mãos, pode-se usar uma toalha, passando-a por trás do pé e puxando, ou pedir a ajuda de alguém. Outra opção é ficar em pé e inclinar o corpo, como se estivesse empurrando a parede, mantendo o calcanhar no chão.

Puxar o pé com uma toalha pode ajudar aliviar as câimbras
Puxar o pé com uma toalha pode ajudar aliviar as câimbras

Essas recomendações valem para o momento da crise. Se os episódios forem frequentes, procure um médico para obter um diagnóstico adequado e receber o tratamento adequado para a causa.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação do especialista: