Erisipela
A erisipela é uma infecção bacteriana que afeta a pele, a gordura subcutânea e os vasos linfáticos. É mais comum nas pernas, especialmente em idosos, devido à circulação sanguínea e linfática enfraquecida, mas pode ocorrer em pessoas de todas as idades e em outras partes do corpo.
A bactéria Streptococcus é o agente causador mais comum da erisipela, mas outras bactérias também podem desencadear a doença. Essas bactérias fazem parte da flora normal da pele, mas podem entrar no corpo através de pequenas lesões na pele, como picadas de insetos, frieiras, cortes ou arranhões.
Entre os fatores de risco para erisipela, estão:
- Idade avançada;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Problemas de circulação;
- Condições que enfraquecem o sistema imunológico aumentam o risco de erisipela.
Sintomas da erisipela
Os sintomas de erisipela incluem mal-estar, febre, calafrios e uma área de pele vermelha, brilhante, quente, inchada e dolorida. Bolhas podem se formar em alguns casos, enquanto a necrose da pele é rara.
Saiba que alguns pacientes podem experimentar múltiplos episódios de erisipela na mesma perna, o que pode causar danos ao sistema linfático, resultando em um inchaço crônico conhecido como linfedema.
Tratamento
O tratamento envolve antibióticos prescritos por um médico, repouso e elevação da área afetada para melhorar a circulação sanguínea e linfática. Também é importante tratar a ferida ou condição que serviu como porta de entrada para a infecção.
A boa notícia é que possível prevenir a erisipela. Veja algumas possibilidades:
- Mantenha os espaços entre os dedos secos para evitar frieiras;
- Use meias elásticas se tiver problemas de circulação nas pernas;
- Mantenha um peso saudável através de uma alimentação adequada e exercícios regulares;
- Pacientes com diabetes, obesidade e sistema imunológico enfraquecido precisam de cuidados extras.
Ao suspeitar de erisipela ou apresentar sintomas é importante procurar um médico dermatologista ou clínico geral para um diagnóstico e tratamento adequados. A erisipela é uma condição tratável, mas requer atenção médica para evitar complicações. Esteja atento à sua saúde e siga as orientações de um profissional de saúde.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: