Ardência ao urinar: conheça as principais causas e sintomas
A sensação de ardência ao urinar pode ser um sintoma preocupante, indicando possíveis problemas no sistema urinário, que envolve os rins, ureteres, bexiga e uretra, também conhecida como canal da urina. No caso dos homens, a próstata também está envolvida nesse contexto.
Pessoas de todas as idades podem relatar ardência ao urinar, o que nem sempre significar uma doença específica, já que diversas condições podem apresentar esse sintoma. Por este motivo é fundamental prestar atenção em outros aspectos associados à ardência e em alguns pontos que listamos neste texto.
Ardência ao urinar: o que se atentar?
Existem alguns aspectos que é importante observar sempre que houver relato de ardência ao urinar, pois são eles que ajudarão o especialista chegar em um diagnóstico e tratamento correto:
- Odor da urina: se a urina está com um cheiro mais forte, isso é motivo de atenção redobrada. A infecção urinária é a principal causa desses sintomas que ocorre principalmente em mulheres. Essa infecção pode afetar tanto a bexiga (cistite) quanto os rins (pielonefrite). Além da ardência ao urinar, pessoas com infecção urinária podem apresentar outros sintomas comuns, como vontade frequente de urinar, com liberação de pequenas quantidades de urina a cada ida ao banheiro. Pode haver também dor na bexiga, conhecida como dor no pé da barriga, e presença de sangue na urina.
- Corrimento no canal da urina: se houve relação sexual recente sem o uso de preservativo, a ardência ao urinar pode indicar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a gonorreia, clamídia e tricomoníase. Os principais sintomas são ardência no canal da urina (uretra) e a presença de corrimento, que purulento ou apresentar um líquido claro espesso.
- Fumo: o tabagismo aumenta significativamente o risco de câncer de bexiga e câncer das sistema urinário (formado pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra). Os sintomas que sugerem esse problema são semelhantes aos da infecção urinária, incluindo ardência ao urinar, necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina, muitas vezes em maior quantidade ou com coágulos. É importante destacar que muitas pessoas com esses sintomas são tratadas erroneamente como tendo infecção urinária, fazendo uso de antibióticos sem melhora dos sintomas. Portanto, essa informação merece atenção especial.
- Dores fortes nas costas ou na barriga: a presença de pedra nos rins é outra causa possível de ardência ao urinar. Inicialmente, a dor é mais concentrada nas costas, mas, à medida que o cálculo se movimenta em direção à bexiga, a dor pode se localizar na parte lateral da barriga (região conhecida como flanco). Quando a pedra está próxima da bexiga, a dor pode ocorrer próxima ao púbis nas mulheres e nos testículos nos homens. Nessa fase, é comum a ardência ao urinar, além da necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina.
O que observar?
- Homens: se você é homem e notou dificuldade para urinar, jato mais fino e que tem acordado várias vezes à noite para urinar, saiba que esses sintomas podem indicar um problema na próstata. O crescimento benigno da próstata, conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna (HBP), nas fases iniciais pode causar ardência e dificuldade em urinar. A próstata começa a aumentar de tamanho e pressionar o canal da urina, dificultando a micção. Outro problema prostático que pode causar ardência e dificuldade para urinar é a prostatite, uma infecção da próstata. A próstata infectada inflama e incha, comprimindo agudamente a uretra e resultando em dificuldade para urinar. Além da ardência e dificuldade para urinar, a prostatite aguda geralmente causa dor no períneo (região entre o saco escrotal e o ânus), febre com temperatura acima de 38°C e tremores de calafrios. Essa é uma situação grave e que requer atendimento médico imediato em um pronto-socorro.
- Mulheres: Já se você é mulher e notou a presença de corrimento vaginal, coceira ou mau cheiro, pode ser infecção vaginal, como a candidíase. Ao urinar, o líquido pode escorrer por essa região inflamada, causando dor ou ardência.
- Frequência e duração dos sintomas: observe se a ardência ao urinar ocorre em alguns dias e desaparece em outros e se é possível ficar sem sintomas por um longo período. Essa informação sugere que o problema não está relacionado a cistite, prostatite, uretrites por DST ou tumores, pois nesses casos os sintomas dificilmente desaparecem repentinamente. Pelo contrário, tendem a se manter ou piorar com o tempo.
- É importante ressaltar que existem muitas outras causas de ardência ao urinar, como efeito colateral da radioterapia na região pélvica, câncer de pênis, tuberculose das vias urinárias e dores neuropáticas da pelve, entre outras.
Notou ardência ao urinar? É altamente recomendável buscar um médico, que pode ser um clínico geral, ginecologista ou urologista. Nos casos suspeitos de cálculos, prostatite, hiperplasia prostática benigna (HPB) ou tumores, o urologista é o especialista mais indicado para um diagnóstico adequado.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: