Asma leve ou grave: quando suspeitar?

A asma leve ou grave é uma das doenças mais frequentes no Brasil. Aproximadamente 30 milhões de brasileiros tem asma, sendo 23 milhões de crianças e 7 milhões de adultos. Isso significa que um em cada sete brasileiros foram diagnosticados com asma.

Em muitos países, as mortes por asma leve ou grave é coisa do passado. Isso porque apesar de ser uma doença grave é facilmente controlável. No entanto, no Brasil, essa condição é grave e exige atenção: nove em cada 10 brasileiros não tratam corretamente a doença. Como resultado, sete pessoas por dia morrem devido à doença. Vale saber que é possível melhorar esses números e o primeiro passo é saber quem tem asma.

O que é a asma?

A asma é causada pela inflamação dos pequenos tubos, chamados brônquios. Eles transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões. Quando a pessoa tem asma, os brônquios ficam inflamados e mais sensíveis do que o normal.

A asma é causada pela inflamação dos brônquios.
A asma é causada pela inflamação dos brônquios.

 Quando a pessoa entra em contato com algo que irrita seus pulmões – conhecido como gatilho – suas vias respiratórias, principalmente esses brônquios, se estreitam, os músculos ao redor deles se contraem e há um aumento na produção de catarro. Com a tubulação que conduz o ar para dentro e para fora mais fina e com catarro, surgem os sintomas.

Quando suspeitar de asma leve ou grave?

Os sintomas de asma vêm de crises causadas por infecções virais, irritantes, como produtos de limpeza e tudo que tenha cheiro forte, alérgenos, como pólen, poeira, ácaros, pelos de animais, algumas medicações e até estresse emocional e exercício.

Entre os principais sintomas estão:

  • Tosse ou crises de tosse, geralmente seca e irritativa, às vezes acompanhada de catarro;
  • Falta de ar, que pode ocorrer no repouso, durante ou após atividade física. Essa sensação pode parecer um aperto no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado no peito durante crise, descrita como sensação de que tem um gatinho ou apito dentro do peito.
Falta de ar no repouso ou após exercício pode indicar asma.
Saiba que falta de ar no repouso ou após exercício pode indicar asma.

É importante saber que a pessoa não precisa ter todos os sintomas e que, algumas vezes, a tosse é o único sintoma.

O que pode desencadear os sintomas de asma?

  • Ácaros do pó doméstico;
  • Pelo de animal;
  • Pólen;
  • Fumaça de cigarro;
  • Exercícios;
  • Infecções virais.

Além disso, a asma pode ser causada por substâncias de produtos químicos e poluentes inalados durante o trabalho ou no dia a dia. Vale ressaltar sobre a importância de ficar atento com os sintomas e buscar ajuda médica para investigar a possibilidade de asma.

Os brônquios se contraem.
Os brônquios se contraem.

Diagnóstico

A asma é diagnosticada através da análise dos sintomas, exame físico e a espirometria, chamada de teste de sopro. O objetivo é avaliar o pulmão.

A espirometria avalia como estão os pulmões e se os brônquios estão apertados, causando resistência à saída e entrada de ar. São importantes também a radiografia de tórax para excluir outra doença pulmonar que tenha sintomas semelhantes, e a avaliação de perfil alérgico.

A espirrometria é um exame indicado.
A espirrometria é um exame indicado.

Como saber se a asma é grave ou leve?

A asma tem um grande espectro de gravidade. Pode ser leve com sintomas apenas de vez em quando. Moderada com sintomas quase todo dia e grave, com sintomas o dia todo. Quando o diagnosticado é completo, o profissional consegue estabelecer o melhor tratamento para cada caso. Ele pode envolve medicações e medidas de prevenção para evitar o contato com os agentes alérgenos.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: