Atropelamento: o que fazer quando isso acontecer?
O atropelamento é um problema muito comum, no entanto, muitas pessoas não sabem o que realmente precisa ser feito nessa situação. Éimportante saber que diante de um atropelamento, o primeiro passo é avaliar a segurança do local. Isso é fundamental para evitar um novo acidente. Lembre-se de nunca entrar na rua ou na estrada para ajudar alguém se achar que há risco de ser atropelado. Neste caso, pare o trânsito de automóveis antes de iniciar o atendimento.
Agora, se você for a pessoa atropelada, tente se mover o mínimo possível e ir para um local seguro, como uma calçada. O risco de se mover, ou mexer em alguém que foi atropelado, é de piorar uma lesão na coluna. Uma pessoa atropelada pode ter uma fratura do osso da coluna sem lesão da medula espinhal, que é a parte responsável conectar o cérebro aos músculos. Nesses casos, o mínimo movimento pode acabar lesionando a medula espinhal e pode deixar alguém em uma cadeira de rodas para o resto da vida.
Somente após ter certeza de que o local do acidente está seguro é permitido ajudar a pessoa acidentada.
Então, o que fazer nesse momento?
Chame ajuda! O ideal é pedir especificamente para uma pessoa, por exemplo: “você de camisa vermelha, ligue para 193!” O problema de não especificar uma pessoa e dizer “alguém ligue para 193” é que as pessoas podem estar mais ocupadas em tirar fotos ou filmar do que ajudar e ligar.
O que a pessoa que não é médica pode fazer enquanto aguarda a ambulância?
Em acidentes, na maioria das vezes, o melhor é fazer o mínimo possível até a chegada do socorro especializado. Somente se houver um sangramento externo grande, a ajuda de leigos pode salvar uma vida. Portanto, aguarde o socorro especializado sem movimentar a pessoa, a não ser que haja um grande sangramento.
Isso pode ser suspeitado se houver roupas encharcadas de sangue ou sangue no chão. Para tentar cessar o sangramento, use um pano limpo ou uma peça de roupa e comprima o local para interromper o sangramento até a chegada do socorro.
Fui atropelado, devo procurar atendimento médico?
Sim! Os atropelamentos podem ser acidentes graves e é preciso procurar um pronto-socorro para ter certeza de que não há nenhuma lesão grave.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: