Baço: o que é? Qual sua função? Por que pode aumentar de tamanho?
O baço é um órgão localizado na parte de cima do abdome bem próximo do tórax, abaixo das costelas do lado esquerdo, já que do lado direito fica o fígado. Ele tem quatro funções principais:
- Reciclagem de glóbulos vermelhos antigos ou defeituosos;
- Participação em processos do sistema imunológico, servindo como local de amadurecimento de células de defesa e auxiliando na remoção de alguns micro-organismos;
- Estoque de plaquetas: cerca de 1/3 das plaquetas do corpo são armazenadas no baço;
- Durante a gestação, o baço é o principal órgão produtor de sangue para o feto. Depois do nascimento, deixa de ter essa função que passa a ser executada na medula óssea.
O que pode causar aumento do tamanho do baço?
Saiba que diversas doenças podem causar o aumento do baço e uma avaliação médica detalhada, com histórico clínico pode fazer o diagnóstico correto. Dentre as causas mais comuns, estão:
- Diversas infecções: doenças tropicais, como a malária e a leishmaniose costumam causar grande aumento do baço;
- Mononucleose ou, popularmente, “doença do beijo”: é uma das infecções mais comuns de baço aumentado;
- Esquistossomose: doença causada por um parasita encontrado em caramujos de água doce.
- Pacientes com doenças hepáticas: a circulação de sangue pelo baço está diretamente ligada à circulação de sangue do fígado, por este motivo, os pacientes com doenças hepáticas podem ter baço aumentado;
- Doença falciforme e a talassemia: o baço é a parte fundamental na reciclagem de hemácias, por isso, ele também pode estar aumentado em algumas doenças dos glóbulos vermelhos;
- Doenças autoimunes: o baço é um órgão rico em células do sistema imunológico, portanto, pacientes com doenças autoimunes podem ter aumento neste órgão;
- Cânceres do sangue e do sistema linfático: essas doenças podem ter o baço como origem ou invadir esse órgão. Então, linfomas, leucemias e mielofibrose podem ser também causas de baço aumentado.
Quando suspeitar de baço aumentado?
Existem três principais sintomas que podem indicar que o baço está aumentado. Entre elas:
- Sensação de estufamento: a pessoa tem a sensação de barriga cheia mesmo após comer pouca quantidade de comida ou mesmo sem comer. Isso acontece, pois o baço fica próximo do estômago e quando aumentado pode comprimi-lo, causando esses sintomas;
- Inchaço da barriga do lado esquerdo: o baço de tamanho normal não é visível ou palpável, porém, caso esteja muito aumentado, pode ser visto como um inchaço do lado esquerdo do abdome;
- Dor abdominal: se o aumento ocorreu rápido, pode também gerar dor abdominal próximo às costelas, do lado esquerdo.
É importante destacar que nem todas as pessoas irão relatar os sintomas listados, isso porque, muitas vezes, a pessoa não sente nada e descobre o baço aumentado durante consulta médica ou em exames.
Diagnóstico e tratamento
Em muitos casos, o exame físico realizado pelo médico durante a consulta indica uma suspeita, mas a confirmação é feita através de exames de imagem, como ultrassom ou tomografia. Após o diagnóstico, é fundamental entender o que está acontecendo e o que pode ter causado o aumento do baço.
Para cada causa de baço aumentado existe um tratamento com a intenção de agir na causa do problema e melhorar o tamanho do baço. Em raros casos, a retirada do baço por cirurgia é indicada.
Na suspeita de baço aumentado ou de doenças que podem levar ao aumento do órgão, busque um médico. Como grande parte dessas doenças são do sangue ou do sistema linfático, o especialista indicado é hematologista.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: