Benefícios do exercício físico

Os benefícios do exercício físico vão além da estética: ele é ideal para a saúde e pode melhorar muitas condições. No entanto, no Brasil, mais de 50% da população adulta é considerada inativa ou sedentária e desde 2012, vivemos a epidemia da inatividade física: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 1,4 bilhões de inativos, sendo 31% dos indivíduos com 15 anos ou mais.

O comportamento sedentário, que representa o tempo que as pessoas gastam pouca energia e que acontece geralmente quando há longas horas sentados ou deitados, está associado ao maior surgimento de doenças crônicas, sobrepeso, obesidade e diversos outros problemas de saúde. Diante disso, a melhor forma de combatermos o sedentarismo o é aumentando o gasto energético através da atividade física e do exercício físico.

Diferenças entre atividade física e exercício físico

A atividade física é todo movimento corporal que aumente o gasto de energia acima do repouso, como limpar a casa, subir escadas e andar até o ponto de ônibus;

O exercício físico é um tipo de atividade física que consiste em movimentos corporais planejados, estruturados e repetitivos realizados para melhorar e/ ou manter a aptidão física, como jogar uma partida de futebol, realizar um treino na academia ou realizar uma corrida no parque.

Quais os benefícios do exercício físico?

Realizar exercícios físicos de forma regular leva a diminuição da pressão arterial, diminui a gordura corporal, principalmente a gordura intra-abdominal, e reduz a inflamação. Além disso, diminui a glicemia, o açúcar no sangue, e a necessidade de insulina. Estes fatores reduzem significativamente o risco de desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, como a pressão alta, infarto e AVC, ou derrame cerebral.

A atividade física realizada de forma adequada reduz a incidência de diabetes mellitus em pelo menos 30%, de AVC em até 27% e de hipertensão arterial sistêmica em até 50%. Com relação a saúde mental o exercício físico diminui as chances de ter ansiedade, depressão melhora a memória e a função cognitiva, reduzindo as chances de demência.

Saiba que o exercício físico está relacionado ao melhor desempenho no trabalho e aumento da sensação de bem-estar. Já para os idosos, o exercício regular aumenta a função física e a independência, reduzindo o risco de quedas e as consequências causadas.  Além disso pode reduzir o risco de doença de Alzheimer em 33%

O exercício está relacionado a diminuição da mortalidade por alguns tipos de câncer, como o de mama e o de cólon. Quem pratica exercícios físicos regulares, tem o risco de morte reduzido em 50%, se comparado com as pessoas sedentárias.

Como iniciar o exercício físico?

O ideal é aumentar a atividade física no dia a dia, começando por um exercício físico de rotina. Para isso, evite longos períodos sentado, movimente-se mais, dê preferência as escadas ao invés dos elevadores, caminhe até o trabalho, se possível, passeie com seu animal de estimação e evite longos períodos em frente as telas do computador e/ ou TV.

Com relação ao exercício lembre-se que o melhor é aquele que você mais gosta e que pratica com maior aderência. Desta forma, se gosta de caminhar e não gosta de academia, tente começar a caminhar com frequência. No entanto, se não gosta de nada e não está habituado a praticar exercícios, comece a ser mais ativo ao longo do dia, movimentando-se mais, por exemplo, acompanhe seu número de passos pelo aplicativo do celular e tente manter uma meta de 7 a 10 mil passos por dia.

Também, inclua o exercício em alguma interação social ou atividades, como grupos de pedal, caminhada com uma amiga, futebol com amigos. A presença dessa interação aumenta as chances de aderência e diminui as chances de desistir por estar sozinhas. Mas, lembre-se de buscar ajuda médica se não se sentir seguro ou tiver algum sintoma, como dor no peito, desmaio, falta de ar, tontura ou algum problema de saúde.

No começo pode ser mais difícil e muitas vezes a pessoa terá a sensação de que está indo por obrigação, mas depois de um tempo ela vai sentir os benefícios do exercício físico no dia a dia através de mais disposição para realizar tarefas e vai passar a fazê-los por prazer!

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: