Causas de alucinação em idosos

A alucinação em idosos é a alteração de percepção de estímulos que estão relacionados aos cinco sentidos do corpo (visão, audição, paladar, olfato e tato), chamados de alterações sensoperceptivas. É comum as pessoas associarem essa doença a outras, como pneumonia ou infarto. No entanto, é válido saber que a alucinação é uma doença considerada um sintoma de algum transtorno mental, sendo neurológico ou psiquiátrico.

Alucinação em idosos e a relação com os sentidos

Todo o tempo as pessoas captam informações do ambiente através dos cinco sentidos listados acima. Os idosos têm uma sensibilidade maior, se comparada aos adultos, de ocorrer algum distúrbio nesse processamento de informações. Assim, eles têm uma chance maior de  ficarem mais desorientados em relação ao que local que estão, o dia da semana e o horário. Tudo isso é muito importante e tem relação com a ocorrência de alucinações nessa faixa etária.

Os idosos têm maior sensibilidade a distúrbios no processamento sensorial, o que pode levá-los a ficar desorientados em relação ao local, dia e horário, aumentando a probabilidade de alucinações.

Alucinação em idosos: demências

Um contexto importante que pode acontecer as alucinações em idosos, são as demências. As demências geralmente apresentam problemas de memória, principalmente para  lembrar eventos recentes, dificuldade em organizar ou executar tarefas mais complexas do dia-a-dia e que antes podiam ser feitas sem muita dificuldade.

Além disso, sinais de gravidade acontecem quando os idosos se perdem se na rua, não conseguem se encontrar em algum lugar e não reconhecem mais a própria casa. Nesse contexto, é comum que eles apresentem alucinações, principalmente ao entardecer e à noite. 

Contextos de alucinação

Outro contexto onde as alucinações podem acontecer é quando os idosos apresentam doenças graves, são hospitalizados ou quando estão em pós-operatório de uma cirurgia mais complexa. Frequentemente, a alucinação em idosos ocorre após uma pneumonia, infecção urinária, descompensação de alguma doença, como diabetes e hipertensão, ou ainda infarto agudo do miocárdio

Nesses casos, geralmente, as alucinações são acompanhadas de confusão mental, agitação psicomotora, agressividade e inversão do ciclo sono vigília (dormir durante o dia e passar a noite acordado).

Alucinações em idosos podem ocorrer após doenças graves, hospitalização, ou cirurgias complexas, especialmente após pneumonia, infecção urinária, ou descompensação de doenças.

Tratamento para alucinação

O tratamento para alucinação em idosos consiste principalmente em cuidar da doença base, ou seja, a doença que pode estar causando esta situação, como pneumonia ou infecção urinária. Além disso, existem algumas medicações que podem ajudar o idoso ficar menos agitado e dormir melhor, mas é preciso se atentar para as interações medicamentos com os remédios que o idoso já faz uso.

Isso porque, algumas medicações como os benzodiazepínicos, conhecidos como calmantes e sedativos, podem causar alucinações e confusão mental em idosos. Saiba que a combinação inadequada entre esses medicamentos e as fórmulas que o idoso toma pode prejudicar ainda mais a situação. Por isso, sempre informe ao especialista quais são os remédios que o idoso faz uso, para que ele avalie as medicações e suas combinações. 

Alguns medicamentos, como benzodiazepínicos, podem causar alucinações e confusão mental em idosos.

Saiba que o diagnóstico de alucinação pode ser realizado por um Psiquiatra em conjunto com outros especialistas, como Clínico Geral, Cardiologista, Geriatra, dentre outros. 

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: