Cerúmen ou Cera no Ouvido

O cerúmen, ou cera no ouvido, é uma substância produzida por glândulas presentes apenas na parte mais externa do ouvido, quase na orelha. Sua função principal é proteger o canal auditivo externo de danos causados pela água, corpos estranhos, traumas e infecções, por exemplo.

No entanto, é importante saber que a cera de ouvido tem propriedades bactericidas, ou seja, ela protege o ouvido contra as bactérias que podem invadir o local, além de lubrificar o canal auditivo, diminuindo o risco de ressecamento e lesões.

Saiba que o ouvido externo é autolimpante, ou seja, ele se limpa sozinho. Isso acontece porque as células se renovam de tempo em tempo, sempre de dentro para fora. À medida que as células vão se renovando, o ouvido elimina o que não precisa mais.

A função principal da cera de ouvido é proteger o canal auditivo externo de danos causados.

Cera de ouvido: é normal ter pequenos pedaços na orelha?

Sim, essa situação é normal pelos motivos citados acima, e ao contrário do que muitos pensam, não ter pequenos pedaços de cera não é sinal de sujeira.

Causas do acúmulo de cera no ouvido

Entretanto, não é normal ter cera de ouvido próximo ao tímpano. Isso ocorre porque, como explicado, a cera é produzida na parte externa do ouvido, e o mais adequado é que ela seja eliminada.

Isso significa que se a cera está profunda, próximo ao tímpano, é porque foi empurrada para lá com a ajuda de algum objeto, como cotonetes, tampas de caneta, cabos do pente quando finos e até mesmo grampos de cabelo.

Essa atitude faz com que a cera fique acumulada próximo ao tímpano, formando uma rolha de cera de difícil eliminação pelas vias normais, e precisará ser removida por um otorrinolaringologista.

O acúmulo de cera no ouvido também pode acontecer por outros motivos naturais do corpo humano, como:

Alteração da anatomia do ouvido que prejudica a drenagem da cera. Isso pode ser causado por um problema congênito, quando a pessoa nasce com essa alteração no ouvido, ou por trauma, infecções recorrentes e cirurgias, por exemplo.

O envelhecimento natural do corpo também contribui para a produção excessiva de cera. Isso ocorre porque, com a idade, produzimos cera mais dura e menos lubrificada, o que dificulta sua eliminação.

É importante saber desde já que, em muitos casos, a causa do aumento da produção de cera não é clara. No entanto, é possível contar com a ajuda de um otorrinolaringologista para resolver a situação.

Sintomas do acúmulo de cera

Normalmente, a pessoa percebe que o ouvido acumulou cera devido aos sintomas comuns, como perda da audição e sensação de ouvido entupido, que podem ocorrer de maneira gradual ou aguda, podendo haver dor associada também.

Ao notar esses sintomas, é recomendado buscar ajuda médica para obter um diagnóstico clínico correto. Em um primeiro momento, o especialista irá solicitar algumas informações para verificar a causa do problema e, em seguida, poderá realizar um exame físico utilizando um otoscópio, um aparelho utilizado para visualizar a presença de acúmulo de cera próximo ao tímpano.

Nunca utilize cotonetes no ouvido.

Tratamento para cera no ouvido

A remoção é o tratamento mais indicado e deve ser realizado por um médico, utilizando lavagem com água morna ou por meio de instrumentos específicos para o ouvido, como estiletes e curetas.

Como limpar o ouvido?

É comum muitas pessoas tentarem limpar o ouvido com cotonetes, mas a verdade é que a cera não precisa ser removida de lá de dentro, pois ela é benéfica.

A maneira adequada de “limpar” os ouvidos é utilizando água e sabão durante o banho, com auxílio apenas dos dedos. A secagem deve ser feita com uma toalha, na região externa, sem inserir nenhum objeto no canal auditivo externo.

E atenção: não utilize cotonetes em nenhuma situação!