Como fazer exames ou cirurgia pelo SUS: entenda o caminho certo

O Sistema Único de Saúde (SUS) atende mais de 150 milhões de brasileiros e oferece desde tratamentos simples até procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas e transplantes. Mas, muitos ainda têm dúvidas sobre como fazer exames, conseguir uma cirurgia ou ser encaminhado para hospitais especializados. Entenda, passo a passo, como funciona esse processo.

A estrutura do SUS: três níveis de atenção

O SUS é organizado em três níveis de atenção, também chamados de níveis de complexidade:

  1. Atenção primária: é a porta de entrada do sistema e inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas como postos ou “postinhos”. Nelas, trabalham médicos de família e clínicos gerais. A função principal é prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de menor complexidade. Estima-se que até 80% dos problemas de saúde possam ser resolvidos nesse nível;
  2. Atenção secundária: compreende serviços especializados, como ambulatórios, exames com equipamentos avançados (como tomografia e endoscopia), além de cirurgias de baixa e média complexidade. Também fazem parte desse nível as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  3. Atenção terciária: inclui hospitais de grande porte voltados para tratamentos de alta complexidade, como câncer, doenças genéticas raras, partos de risco e transplantes. Exemplos são o Hospital das Clínicas de São Paulo e o Instituto do Câncer (ICESP). Muitos são hospitais universitários ou de referência nacional.

Como é feito o encaminhamento?

Todos os níveis do SUS são integrados. O atendimento começa na UBS. Caso seja necessário, o médico faz o encaminhamento para níveis mais especializados. Esse direcionamento é feito por uma central de regulação, que em São Paulo se chama CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

A central avalia os hospitais disponíveis, o tipo de serviço necessário e a urgência do caso. Não é o paciente nem o médico da UBS que escolhe o hospital é a central que define o local com base na vaga disponível e no tipo de tratamento necessário.

O que fazer para conseguir exames ou cirurgia pelo SUS?

Sempre procure a unidade básica de saúde mais próxima. O médico fará a avaliação e, se necessário, solicitará o encaminhamento para exames complexos ou cirurgias. Em caso de diagnóstico de doenças como câncer, por exemplo, o paciente será direcionado a hospitais especializados por meio da central de regulação.

O processo demora?

Depende do tipo de problema e da disponibilidade dos serviços. Alguns atendimentos podem ocorrer rapidamente, principalmente em casos mais graves. Para saber o tempo estimado, é possível perguntar na própria UBS, onde os profissionais têm acesso ao status das solicitações feitas pelo sistema.

Posso ir direto a um hospital terciário?

Não. Os hospitais de alta complexidade só recebem pacientes encaminhados pelas UBS. Muitos sequer conseguem atender quem chega por conta própria. Por isso, o caminho correto e seguro é sempre procurar o posto de saúde primeiro.

Médico particular pode encaminhar direto?

Em consultas de rotina, não. Mesmo que um médico particular indique a necessidade de exames ou cirurgia, é preciso passar pela UBS. A exceção é para casos de urgência, em que o paciente deve procurar um pronto-socorro ou unidade de pronto atendimento.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: