Como socorrer criança engasgada?
Socorrer uma criança engasgada pode ser uma situação desafiadora, mas é possível salva-la desta situação e a primeira medida é reconhecer o problema. Entre os sinais e sintomas do engasgo em crianças estão: tosse, engasgos e desconforto respiratório súbito, principalmente se a criança estava brincando antes. Vale lembrar que também pode ocorrer a tosse silenciosa, quando a criança não consegue emitir sons.
Como socorrer a criança engasgada?
Veja se criança consegue tossir e falar. Se ela conseguir, apenas observe, mas se não conseguir será preciso agir e seguir 5 passos:
- Ligue para ambulância;
- Comece as manobras de desobstrução: Posicione-se atrás da criança e, dependendo do tamanho dela, fique de joelhos para fazer a manobra;
- Coloque o punho fechado entre o umbigo e o apêndice xifoide, a boca do estômago, realize compressões trazendo a criança para perto do seu corpo, em movimento de “J”.
- Verifique se o corpo estranho saiu. Se não saiu e for possível ver e pegar, use dois dedos em pinça para retirar. Mas, se não conseguir ver ou retirar, repita a manobra e continue até ver sinais de desobstrução, isto é, ver o corpo estranho sair ou a criança começar a chorar ou falar de forma claramente audível, ou até chegar ajuda profissional;
- Se a criança perder a consciência, inicie a ressuscitação cardiopulmonar.
- Se o objeto que estava causando o engasgo for expelido, avalie a situação e,mesmo que a criança esteja bem, procure um médico para avaliação.
O que não fazer para socorrer criança engasgada?
- Não coloque o dedo às cegas na boca da criança, pois isso pode obstruir ainda mais a respiração.;
- Não faça ressuscitação cardiopulmonar ou a respiração boca a boca se a criança não está em parada cardíaca, inconsciente e sem respirar.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: