Controlar a ansiedade e depressão com atividade física
Controlar a ansiedade e depressão é um dos assuntos mais buscados no consultório médico e também na internet. Isso porque muitas pessoas enfrentam desafios diários que afetam sua qualidade de vida e bem-estar.
A busca por informações e recursos para lidar com esses transtornos tem aumentado muito. Por isso, é fundamental entender que a ansiedade e a depressão são condições sérias que requerem atenção e tratamento adequados. Mas, o que muitos não sabem é que a atividade física pode ajudar nestas situações.
Isso porque, o exercício físico previne diversas doenças físicas como diabetes, infarto e AVCs. Ele atua no controle dos níveis de açúcar no sangue, do colesterol e promove fortalecimento muscular e alongamento, que ajudam no combate de diversos problemas que aparecem na melhor idade.
Controlar a ansiedade e depressão com exercício
O exercício físico também é uma das maneiras mais eficazes para melhorar a saúde mental. Quando ele é feito de forma regular e por um período de tempo adequado, é possível perceber diversos benefícios indiscutíveis nos sintomas depressivos, de ansiedade, na doença bipolar entre outros.
Sabe que ele também ajuda no controle do estresse, melhora as funções cognitivas como memória, ajuda a regular melhor o sono e o apetite.
Isso porque, ao praticar atividades físicas, o corpo começa a secretar diversos hormônios e neurotransmissores de forma mais eficaz, como serotonina, norepinefrina e testosterona. O melhor controle dessas substâncias faz com que sintomas de ansiedade e depressão sejam controlados ou amenizados.
Benefícios de controlar a ansiedade e depressão com exercício
Além de controlar ansiedade e depressão, os exercícios físicos promovem várias alterações positivas no cérebro, incluindo crescimento neural, reduzindo inflamação e liberação de substâncias e formação de rede neurais, que promovam sentimentos de calma e bem-estar. Também atuar na autoestima, autoconfiança e melhora a percepção de si mesmo.
Existem diversos estudos realizados em grandes universidades ao redor do mundo que comprovam que a prática de atividade física de forma regular ajuda no tratamento de diversas doenças mentais. Elas não curam, mas conseguem melhorar os sintomas, fazendo com que o uso de menos medicações tenha efeito igual ou superior.
Os estudos divergem bastante em relação ao tempo de atividade física diária recomendada, mas o mais importante é que a pessoa não precisa ser fanática por esportes para colher os benefícios. Atividades físicas, de média intensidade, por três vezes na semana durante 30 minutos, produzem resultados muito satisfatórios.
Exercício físico e depressão
A prática de atividades físicas pode ser o suficiente para tratar alguns casos de depressão leve e moderada, sem a necessidade de uso de medicamento e sem efeitos colaterais. Só é preciso ter disciplina e tornar a prática uma rotina de acordo com alguns estudos científicos.
Essas mesmas pesquisas mostram que manter um horário de exercícios pode impedir você de ter uma recidiva, o que infelizmente é muito frequente na depressão.
Exercício físico e ansiedade
O exercício é um tratamento antiansiedade natural e eficaz. Ele alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar. Regula diversos hormônios e neurotransmissores envolvidos no processo de ansiedade.
Além disso, percebemos que uma das grandes dificuldades da pessoa ansiosa é prestar atenção no momento presente. Por isso, quando estiver praticando a atividade física tente focar a atenção na atividade. Note a sensação dos pés batendo no chão, a inspiração e a expiração, os músculos e postura, por exemplo. Concentrando-se realmente no corpo e como se sente, é possível conseguir maior controle sobre os pensamentos e interromper o fluxo de preocupações constantes que atravessam sua cabeça. O exercício físico ajuda a melhorar muito a disposição e a energia.
De uma forma geral, a sensação de que quanto mais o corpo descansa, mais energia ele terá. Entretanto, isso não é verdade, já que é preciso gastar energia com as atividades físicas para ter mais disposição. Quanto mais energia gastamos mais energia teremos.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: