Criança sentada em W é perigoso?
A criança sentar em W gera uma preocupação frequente nos pais, isso porque muitos deles já ouviram que essa posição é perigosa para os pequenos.
As crianças pequenas, por ainda não terem o equilíbrio completamente desenvolvido, gostam de sentar em W por ser uma posição com maior base de apoio e mais estável, que não exige grandes esforços da musculatura do tronco, sendo abdômen e dorso. Além disso, a amplitude articular e elasticidade aumentadas de uma criança tornam esta posição confortável.
Criança sentada em W é errado?
Saiba que não há problema se a criança sentar de vez em quando na posição W e não ficar por muito tempo. No entanto , se ela ficar por um tempo prolongado e por muitas vezes, pode levar às seguintes consequências:
- Por haver maior base de apoio, menos músculos do tronco são necessários para manter a posição e eles não se fortalecem como deveriam. Isso pode fazer com que o desenvolvimento do equilíbrio seja mais demorado;
- A postura ruim leva ao círculo vicioso “má postura” – “fraqueza” – “má postura”;
- O aumento da rotação interna do quadril e a fraqueza de músculos de afastar as coxas alteram o alinhamento dos pés, que passam a ficar “para dentro”, também chamados de “pés de pombo”;
- Sentar em W aumenta o contato entre os ossos fêmur e da pelve, podendo causar estresse da articulação do quadril.
Então, quais são as soluções para a criança sentada em w?
- Estimule posições alternativas para sentar;
- Fortaleça a musculatura de tronco e alongue os músculos que ficam encurtados;
- Use dicas verbais como “cadê a postura de índio?” Converse com as crianças sobre a importância de não sentar assim e elogie quando ela sentar corretamente.
- Procure ajuda médica de um Pediatra, Fisiatra ou Ortopedista pediátrico.
Lembre-se: sentar em W de vez em quando não é considerada uma “postura maligna” que deva ser banida da vida da criança da noite para o dia. No entanto, se essa posição passar a ser frequente e prolongada ela pode não ser benéfica. Por isso é importante que os pais ficam atentos e sempre que notarem essa posição orientem a correção.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: