Dentadura

A perda de dente é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e pode ocorrer por diversos motivos. Segundo dados divulgados em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14 milhões de pessoas não tem mais nenhum dente na boca.

Para solucionar este problema, a principal e mais conhecida forma utilizada é a dentadura. Esta opção devolver os dentes para quem perdeu uma arcada, de cima ou embaixo, ou ainda da boca toda.

O que é dentadura?

A dentadura, chamada de Prótese Total, é um dispositivo de acrílico usado na boca e apoiado sobre a gengiva respeitando os lábios, bochechas e língua. Ele pode devolver os dentes, gengiva e osso que foram perdidos em função das extrações dos dentes.

Para que a dentadura funcione corretamente ela precisa estar bem adaptada e justa à gengiva e tecidos ao redor. Junto com a saliva, ela fica aderida à boca permitindo assim que a pessoa fale, converse e se alimente devidamente.

No entanto, nem sempre funciona tão bem. Existem muitos problemas relacionados ao uso da dentadura que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas que usam. Veja estes quatro que listamos:

1 – Dentadura que machuca: esta situação é normal nos primeiros dias e, para que não machuque por mais tempo, o ideal é acertar os pequenos detalhes com seu dentista. Mas, se você usa a dentadura há bastante tempo e ainda sente que ela está machucando, pode ser que tenha outros problemas envolvidos, como alguma doença na gengiva que pode confundir com machucados feitos pela dentadura.

2 – Dentadura que cai ao falar: isso ocorre por falta de um íntimo contato entre dentadura e gengiva. Em muitos casos, o ar pode entrar e soltar a prótese, gerando desconforto e, principalmente insegurança de cair a dentadura na frente de todos durante uma conversa. Saiba que usar adesivos como o Corega podem ser úteis nessas horas, mas atenção: não é recomendado usar todos os dias.

3 – Dentadura que se move ao mastigar: se ela fica sambando e permite que o alimento entra por baixo, é sinal de que a prótese não está estável. Morde de um lado e soltar do outro pode gerar feridas e permitir a entrada de alimentos.

4 – Dentadura desgastada: usar a dentadura por muito tempo pode desgastar os dentes ela, por isso, é indicado trocar sempre que notar que ela não está bem.

Como resolver esses problemas?

A solução para todos os problemas listado é buscar ajuda de um cirurgião-dentista. Este profissional pode optar por reformar ou corrigir a base da prótese para que ela fique mais firme e presa. Ele pode ainda trocar os dentes e colocar outros novos, ou até mesmo fazer outra prótese.

Lembre-se: as dentaduras não são para a vida toda. Com o tempo, a prótese desgasta, o osso e a gengiva que suportam a prótese diminuem. Mas, para que isso não prejudique o paciente, o correto é trocar a prótese com cerca de 5 anos de uso.

Implantes

Os implantes ósseos integrados são ideais para quem não deseja usar dentaduras. Eles são pequenos parafusos que ficam presos ao osso na maxila ou da mandíbula e podem suportar próteses totais. Em algumas situações, o dentista pode colocar dois ou quatro implantes com encaixes para dar mais firmeza à dentadura. Esses encaixes são conhecidos como Overdentures.

Em outras situações, entre 4 e 6 implantes pode-se instalar uma dentadura fixa, não removível, que fica presa aos implantes. Aqui no Brasil chamamos essa prótese de Protocolo, em homenagem ao inventor da técnica, Protocolo de Branemark, que desenvolveu.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!