Dispositivos inalatórios para asma (espaçador)

A asma é uma condição que afeta muitas pessoas e uma das principais razões pelas quais o tratamento falha é o uso incorreto dos medicamentos. No Brasil, a cada 10 pessoas com asma, 9 não tratam corretamente a doença. Por isso, é importante entender como usar os dispositivos inalatórios, principalmente aqueles que são usados com espaçador.

Usar o medicamento corretamente ajuda no tratamento da asma

Em muitos casos, o paciente não conhece os dispositivos e sua função, e esses são os principais motivos para não realizar o tratamento adequadamente. Veja algumas opções disponíveis no mercado:

Tipos de dispositivos inalatórios para asma

Atualmente, existem quatro tipos de entrega de medicamentos disponíveis no mercado: dispositivos de pó em cápsula, pó solto, nebulizadores, conhecidos como bombinhas, e os de névoa. A partir dessas opções, existem variações de modelos, mas saiba que a técnica de uso não varia muito de um dispositivo para outro.

Os dispositivos de névoa e nebulizadores, por exemplo, podem ser usados com espaçador, um aparelho que auxilia e facilita a inalação dos medicamentos. O uso dessa opção é recomendado para os pacientes com dificuldade em realizar a técnica correta dos dispositivos inalatórios sozinhos, como crianças e idosos.

O espaçador é uma boa alternativa para esses pacientes, pois conta com uma técnica mais simples, exige menos da capacidade inspiratória da pessoa e, apesar de ter vários modelos, eles são parecidos e o modo de uso é o mesmo.

O espaçador para asma exige uma técnica simples e pode facilitar o uso.

Como usar os dispositivos inalatórios para asma

  • Prepare o dispositivo para o uso

Encaixe o dispositivo no espaçador para verificar o preparo do seu dispositivo. O bocal do dispositivo será encaixado no buraco contrário ao bocal do espaçador. Deve estar encaixado adequadamente, bem preso e garantir que está bem vedado.

  • Prepare o pulmão para receber o medicamento

Prepare-se para fazer a inalação. Inspire profundamente e expire todo o ar inspirado, ou seja, encha o peito de ar e solte todo o ar. Isso deve ser feito sem usar o dispositivo, apenas para preparar o pulmão para receber o medicamento.

  • Use o medicamento

Ao finalizar a expiração, coloque o dispositivo na boca, acione a dose apertando o dispositivo e realize uma inspiração com a boca de forma calma e lenta, como se estivesse respirando normalmente. Com a boca no dispositivo, puxe o ar pela boca e solte também pela boca pelo menos 6 vezes. O ideal é repetir essa técnica por 10 inalações, mas se conseguir 6 vezes, é suficiente.

Vale lembrar que não é necessário segurar a respiração após a inalação!

É importante realizar a inspiração pré-inalação, pois ela irá auxiliar o depósito correto do medicamento. Não solte o ar com o dispositivo na boca, pois essa manobra é feita sem o dispositivo.

Saiba que os dispositivos de pó, seja em cápsula ou prontos, não podem ser usados com espaçador.

O espaçador é recomendado, principalmente para crianças e idosos.

3 dicas para usar os dispositivos inalatórios para asma:

Após utilizar medicamentos com corticoide, como budesonida, fluticasona ou beclometasona, lave bem a boca com água e faça bochechos. Nesses casos, o espaçador deve ser limpo com um pano úmido após cada uso.

Ao final da administração, se a receita médica indicar o uso de duas doses do medicamento, a segunda dose deve ser feita ao final da primeira inalação e da mesma forma que a primeira foi feita. Não acione duas doses de uma só vez, pois a administração será ineficaz e a quantidade de medicamento inalado será incerta.

Reserve um dia do mês para lavar o espaçador com água e deixe-o secar naturalmente.

Continue acompanhando o nosso site e tenha acesso a informações confiáveis sobre saúde e bem-estar para que você possa cuidar melhor de si mesmo.