Dor de barriga na parte de cima
Dor de barriga é um tema é bastante importante, complexo e extenso. Nesta primeira parte serão abordadas as principais características a serem observadas para entender as causas mais comuns da do de barriga na parte de cima.
Na segunda parte serão abordadas as características das dores na parte de baixo da barriga.
A barriga é um espaço grande
A dor de barriga é um tema bastante desafiador para todos os médicos:
A barriga é um espaço muito grande do corpo: vai das costelas até a virilha. Dentro desse espaço existem diversos órgãos diferentes, como: estômago, fígado, baço, intestino delgado ou fino, intestino grosso, pâncreas, bexiga, ovário, parte do útero, os grandes vasos sanguíneos, parte dos ureteres que levam a urina do rim à bexiga.
Além disso, ela inclui também toda a musculatura que envolve a barriga, especialmente as da parte da frente, umbigo, pele e dentre outras.
A principal queixa é a dor de barriga
A dor de barriga é um tema desafior, pois a principal queixa de todos esses órgãos é “dor de barriga”.
Portanto, quando o paciente chega na consulta e relata dor de barriga, muitas possibilidades de diagnóstico vêm à mente do médico.
Mas, para afirmar com certeza qual a causa da dor, o especialista precisará saber quais outros sintomas o paciente está sentindo, além da dor de barriga.
Saiba que cada órgão ou parte do abdome existem sintomas específicos, que se o paciente não observar e não relatar ao médico, será mais difícil entender o problema.
Por este motivo, para ajudar o médico identificar o problema, o paciente deverá reparar nos seguinte aspectos:
Localização da dor de barriga na parte de cima
A barriga pode doer mais em uma determinada região ou ficar difusa, acometendo realmente toda a barriga.
Iniciando pela dor localizada, na medicina divide-se a barriga em quatro partes, e para cada parte existem problemas relacionados:
Dor de barriga na parte de cima
Dor na barriga na parte de cima, bem no meio, é popularmente conhecida como boca de estômago. Nessa região é comum as pessoas se queixarem de dor em queimação, azia, náuseas e eventualmente até vômitos. É comum os pacientes referirem que habitualmente comem e que sentem que estão estufados ou que a comida parece que não desce.
Esses problemas normalmente estão relacionados a gastrites, úlceras no estômago ou algum problema no começo do intestino, chamado duodeno, doenças do refluxo gastresofágico ou mesmo câncer de estômago.
Nessa situação deve-se reparar se:
- Essa dor em queimação sobe para o tórax e se ocorre regurgitação. Isso porque, quando é problema de refluxo gastresofágico, são comuns relatos que começam na boca do estômago e depois sobe para o tórax, o que é popularmente descrito como uma “bola que sobe e desce”;
- Além disso, também é comum regurgitar alimentos ou ainda se queixar de gosto amargo na boca;
- Tem queimação e fica rouco de vez em quando.
Outro sintoma que pode estar associado a doença do refluxo gastresofágico é rouquidão, tosse seca e sensação de pigarro na garganta.
Na gastrite, úlcera e mesmo o câncer de estômago, a dor fica mais localizada, na parte superior do abdômen, não subindo para o tórax.
A dor piora ou melhora depois que come? Que tipo de alimentos faz com que ela piore?
Deve-se reparar se a dor piora ou melhora quando está em jejum por bastante tempo ou quando come, que tipo de alimentos trazem mais sintomas, como leite, gordura, chocolate, ou café. Tudo isso pode ajudar a diferenciar a úlcera de gastrite.
A dor está piorando semanas após semanas e se está ocorrendo perda de peso.
Deve-se reparar ainda se a dor está piorando cada vez mais, se tem vômitos associados com ou sem sangue, se está perdendo peso mesmo comendo as mesmas quantidades de comida que sempre comeu, e se há sangue nas fezes.
Esses sintomas podem sugerir a presença de tumor no estômago e por isso merece a atenção.
Está tendo diarreia e dor de cabeça.
Se a dor iniciou há pouco tempo e se ocorrem fortes dores na parte superior do abdome, um quadro agudo, é importante avaliar a possibilidade de isso ser uma infecção por vírus, as chamadas viroses.
Os sintomas mais comuns são dor em toda a barriga, principalmente na parte superior, dor de cabeça, podendo ter diarreia, náuseas e vômitos.
Normalmente os sintomas melhoram em sete dias e são facilmente transmitidas de uma pessoa para outra, especialmente pais de crianças em fase escolar.
A dor irradia para os lados e não está melhorando com analgésicos comuns.
Quando o problema é o pâncreas, normalmente a dor começa na boca do estômago e corre para os lados, ficando como se fosse uma faixa dolorosa na parte de cima da barriga. Além disso, a dor normalmente é muito forte e não melhora com analgésicos comuns.
A dor de barriga na parte de cima, mais para direita, bem embaixo das costelas, e piora ao comer alimentos gordurosos.
Nesse local o principal problema é pedra na vesícula. Normalmente a dor é em cólica, piora após comer alimentos gordurosos, e melhora depois de um tempo.
Outra característica é que, da mesma maneira que o paciente pode ter dor na barriga, pode sentir também dor no ombro à direita, o que é chamado dor referida. Pode ter ainda náuseas e vômitos.
É importante saber que nem sempre a localização dos sintomas fica clara e esses sintomas podem ou não estar presentes, o que dificulta o diagnóstico.
Existem outras informações que é importante observar e relatar como:
- Há quanto tempo começou a dor? Nos casos de dores que não melhoram e pioram, de quanto em quanto tempo elas aparecem, e se tem algo que faz que piora?
- Como está o hábito intestinal? Se está com intestino preso ou com diarreia e desde quando isso está acontecendo ou se houve alguma mudança nos últimos tempos?
- Se está perdendo peso mesmo comendo as mesmas quantidades de comida que sempre come?
- Se tem alguém na família que já teve algum problema semelhante?
- Se houve alguma mudança na vida, como medicação, exercício, ou dietas?
É importante ressaltar que o infarto do coração pode ser uma causa de dor na parte de cima da barriga, bem na boca do estômago. Portanto, se uma pessoa tiver uma dor muito forte que começou de repente, principalmente se irradiar para o ombro esquerdo, e se ela tiver algum fator de risco associado, é preciso procurar imediatamente o pronto-socorro.
Uma pessoa com dor na barriga deve prestar atenção nos sintomas mencionados e procurar um médico. No caso, o mais indicado é um Cirurgião Geral, um Cirurgião do Aparelho Digestivo, ou um Gastroclínico.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: