Dor na virilha: causas e sintomas

A virilha é a região na dobra entre a coxa e o abdômen, abrangendo grande parte da coxa, a região interna e parte da região chamada inguinal, até a articulação do quadril. Por ser uma região extensa, com diversas estruturas importantes, existem muitas causas de dor na virilha que são confundidas. Nestes casos, é fundamental que a pessoa compartilhe seus sintomas durante a consulta médica, pois isso pode fazer uma grande diferença para um diagnóstico correto.

Para facilitar o entendimento sobre a dor na virilha, destacam-se quatro grupos nos quais as causas podem se enquadrar:

Dor na virilha devido à articulação do fêmur e quadril

A dor ocorre na lateral, ou seja, na parte externa da coxa, relacionada à articulação do fêmur com a bacia. É importante observar se a dor piora ao entrar ou sair do carro, ao dobrar a perna para calçar sapatos e meias, ao sentar em bancos baixos ou mesmo ao usar o vaso sanitário.

Estes sintomas podem indicar desgaste na articulação da cabeça do fêmur e a bacia, conhecido como osteoartrose ou osteoartrite do quadril. Nestes casos, é comum a dor aumentar ao realizar movimentos rotacionais, ao girar a perna no próprio eixo ou ao flexionar a coxa.

Com a evolução do problema, a pessoa pode ter dificuldade de movimento, especialmente para calçar e tirar as meias, mancar ou apresentar uma perna mais curta que a outra. É importante destacar que o desgaste da articulação do quadril é mais frequente em pessoas idosas, mas tem se tornado cada vez mais comum em jovens, principalmente aqueles que praticam muita atividade física.

O desgaste na articulação pode causar desgaste na cabeça do fêmur e bacia, causando a Osteoartrose.

Problema na Bacia

Outra causa de dor na virilha, relacionada ao esporte, é a lesão do lábio acetabular. Trata-se de uma cartilagem localizada na articulação do quadril e pode ser lesada, principalmente em esportes que exigem muita rotação do quadril, como tênis, futebol, ballet, esportes de luta e escaladas.

Problema Muscular

Os músculos da coxa podem ser lesionados durante a prática de exercícios físicos, como no futebol. É comum observar isso durante uma partida, quando um jogador senta no banco de reservas devido a uma distensão muscular. Normalmente, essas lesões são facilmente identificadas, pois, além da pessoa sentir dor no local da lesão, ela se recorda do momento em que ocorreu. A dor tende a piorar com a movimentação do músculo lesionado.

Dessa forma, se a distensão for em um músculo adutor, a dor é localizada na parte interna da coxa e piora ao abrir a perna. No entanto, se for no quadríceps, a dor se localiza mais na frente da coxa e piora com o movimento de esticar o joelho.

Os músculos da coxa podem ser lesionados durante a prática de exercícios físicos, como o futebol.

Além disso, é preciso reparar se a dor dos problemas de articulação do quadril, fratura de fêmur e, mesmo os problemas musculares, pioram com a movimentação da perna. Saiba que uma pessoa com esses sintomas deve procurar um médico Ortopedista especialista em quadril.

Dores genitais e abdominais

As dores na virilha também são causadas por outros problemas abdominais e genitais. Dentre esses, cinco deles serão destacados:

  • Hérnia: se a dor na virilha piora quando se faz força, se tem algum abaulamento, popularmente conhecido como bola na região inguinal, próximo à virilha, isso pode ser uma hérnia. Nesse caso, é importante reparar se a dor piora quando tosse, faz força para evacuar ou quando pega algo pesado. Saiba que o abaulamento pode aparecer e desaparecer quando a pessoa faz esforço ou está em repouso.
  • Pedra nos rins: se há histórico de pedra no rim, se a urina está avermelhada e sente dor em cólica, pode ser pedra nos rins. Muitas pedras formadas no rim saem sozinha. No trajeto do rim até a bexiga a dor que essa pedra causa vai mudando de posição: quando a pedra está no rim, dói as costas, próximo aos pulmões. À medida que a pedra vai descendo, a dor aparece na lateral, chamada de flanco, e quando está quase na bexiga causa dor na virilha. Nos homens pode causar dor no testículo, e nas mulheres a dor pode ser na vagina.
  • A suspeita de pedra no rim deve ocorrer se além da evolução dos locais da dor, surgir sangue na urina, dor em cólica de forte intensidade que não melhora ou piora com nenhum movimento ou posição, náuseas e vômitos.
  • Ínguas na virilha: se a pessoa estiver com alguma infecção na perna ou na bacia, unha encravada inflamada, ferida na perna, infecção no joelho, lesão na genital ou risco de ter alguma doença sexualmente transmissível, é possível que seja um linfonodo aumentado, popularmente conhecidos por ínguas na virilha.
  • Nesses casos, repare se as ínguas parecem pequenos caroços na virilha e se tem dor nesses pontos. Quando a infecção é na perna, as ínguas aparecem apenas do lado da perna acometida, mas se o problema é da bacia pode ter linfonodos dos dois lados.
  • Causas Ginecológicas: nas mulheres, deve observar se essa dor na virilha piora em algum momento do ciclo menstrual, se piora com a relação sexual, ou se pode estar grávida. Diversas causas ginecológicas podem causar dor na virilha, como cistos no ovário, endometriose, miomas, gravidez ectópica (a que ocorre nas trompas), gravidez normal e infecções. Por isso, é importante notar se há alguma relação da parte ginecológica com a dor na virilha e buscar ajuda de um Ginecologista;
  • Problemas no testículo: nos homens, é preciso observar se há algum problema no testículo, trauma ou risco de infecção. Se o testículo está aumentando de tamanho e se está quente. Problemas no testículo podem causar dor no abdômen e na virilha. Neste caso, deve procurar um Urologista.
Durante o trajeto da pedra do rim até a bexiga, a dor que a pedra causa vai mudando de posição.

Outras causas de dor na virilha

É importante saber que existem outros problemas que podem causar sintomas na virilha, como fratura do fêmur, problemas intestinais, neurológicos e outros menos frequentes.

A dor na virilha é um tema complexo com diferentes causas e cada uma relacionado a um profissional especialista. Uma pessoa com esse problema deve observar e descrever ao médico todos os detalhes que podem estar associados com isso.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: