Como evitar a proliferação dos pernilongos: conheça algumas medidas!
Evitar a proliferação dos pernilongos é essencial para manter uma boa saúde. Isso porque existem várias doenças com forte impacto na saúde, transmitidas por mosquitos como a Dengue, Zika Vírus, Chikungunya, Febre Amarela e Malária.
Para prevenir essas doenças, é essencial pensar em estratégias para evitar a picada e medidas para evitar a proliferação dos pernilongos. Existem algumas medidas importantes para evitar a proliferação dos pernilongos, mas primeiro, é preciso saber as principais informações do mosquito.
Como evitar a proliferação dos pernilongos em suas 4 fases?
Saiba que os pernilongos ou mosquitos passam por 4 fases do desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. As três primeiras fases ocorrem na água e a ultima na terra ou voando. Todo esse ciclo de vida dos mosquitos, de ovo a adulto, leva em média 8-10 dias.
É essencial saber que a fêmea do pernilongo, que tem uma vida média de 30 dias, coloca centenas de ovos por vez (cerca de 200 a 400 por vez). Esses ovos podem aguentar até um ano sem chuva. Em pouco tempo em contato com a água, eles se transformam em larvas e depois de uma semana, se formam em mosquitos.
Saiba que, de modo geral, os mosquitos podem se dispersar passivamente em recipientes criados, como: vasos de plantas, containers de carga em navios, dentre outros. Essa forma é que justifica um mosquito africano estar presente no Brasil.
Naturalmente, o mosquito não dispersa muito: ele voa de 200 – 400 metros a 1,6 km em média. Mas, habitualmente, eles não precisam voar tanto, já que encontram comida fácil no nosso meio.
Saiba que o pernilongo que está em um ambiente, foi gerado neste local ou bem próximo. E, se nada for feito com relação aos criadouros, centenas de pernilongos são formados a dia a dia.
Mas, o que pode ser um criadouro de pernilongos?
Existem criadouros bem grandes, como represas, lagoas, remansos de rio, e criadouros pequenos, como buracos em estradas, vaso de planta, pneus, oco de árvore, folhas e algum objeto que esteja na casa e que receba água.
Para acabar com esses locais de proliferação de pernilongos, evite água parada nos vasos de plantas, dedetize o local e manter a caixa d’água fechada.
Saiba que nem todos os grandes criadores abrigam os pernilongos. Isso porque a água não é parada. Desta forma, é mais fácil encontrar em plantas próximas ao lago onde o sol não é tão intenso.
No entanto, ao notar um criadouro de pernilongos, como uma piscina abandonada ou um terreno baldio, relate aos órgãos competentes, como a prefeitura municipal.
A presença dos mosquitos é um problema de saúde pública e que para evitar a proliferação de pernilongos, não basta esperar os órgãos responsáveis. As ações de cada pessoa são fundamentais para evitar os criadouros, identificar e chamar as autoridades para cumprirem o seu dever.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: