Hemorroida: quais os sintomas e características?
A hemorroida é algo extremamente dolorido. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como elas aparecem, quais sintomas são mais comuns e quais características elas apresentam. Diante disso, é importante entender o assunto para saber como lidar.
Os vasos sanguíneos que nutrem a parte final do intestino são chamados de vasos hemorroidários. Quando esses vasos dilatam e saem do seu lugar habitual causando sintomas, é chamado de doença hemorroidária, ou hemorroida.
Saiba que essa doença é muito comum e atinge milhões de pessoas. É importante se atentar, pois grande parte da população vai apresentar algum sintoma relacionado às hemorroidas durante a sua vida.
Sinal de hemorroida
O sinal mais comum de hemorroida é a presença de sangue, geralmente de cor vermelho vivo, notado ao evacuar que muda o tom da água do vaso sanitário. Este sangramento geralmente não dói e pode ser muito discreto. Pode ser notado apenas no papel higiênico ou apresentar bastante volume, causando anemias graves.
Ao notar este sinal, é preciso ficar atento, pois se surgir nódulo ou caroço volumoso, ou muito doloroso na região anal pode indicar complicação da doença hemorroidária, chamada de trombose hemorroidária. Nesse caso, é preciso procurar atendimento médico imediato.
É importante ficar claro que o sangramento típico da doença hemorroidária é um sangramento indolor. Além da hemorroida, existem várias outras doenças que também podem causar sangue nas fezes, como a doença diverticular, doenças inflamatórias e até mesmo tumor no intestino.
O que causa hemorroida?
Com relação à causa das hemorroidas, a teoria mais aceita e atual considera que a doença hemorroidária está relacionada à perda da sustentação das vasos dentro do canal anal. Sem essa sustentação, as veias dilatadas podem se exteriorizar pelo ânus.
É importante saber que alguns fatores podem contribuir para o surgimento de hemorroidas, como:
- Esforço evacuatório prolongado: isso inclui ficar sentado no vaso sanitário por muito tempo lendo jornal ou mexendo no celular;
- Constipação crônica, popularmente conhecida como intestino preso.
- Ficar sem evacuar por muito tempo: isso causa evacuação de fezes muito endurecidas e traumáticas;
- Diarreia;
- Trauma local por papel higiênico;
- Gravidez.
Hemorroidas internas e externas
Vale saber que as hemorroidas nem sempre são visíveis ou palpáveis, já que elas são classficadas em dois tipos: internas e as externas.
As hemorroidas internas classificam-se em quatro graus:
- Grau I: as hemorroidas apresentam sangramento, mas não saem para fora do ânus. Por isso são visíveis apenas com exame específico feito pelo médico;
- Grau II: as hemorroidas saem para fora apenas durante a evacuação e retornam espontaneamente logo após;
- Grau III: saem durante a evacuação e é preciso o auxílio das mãos para colocá-las para dentro;
- Grau IV: ficarem para fora o tempo todo e não é possível recolocá-las para dentro mesmo com o auxílio das mãos. Este é um grau avançado.
Baseado nessa observação e no exame físico, o médico entenderá a gravidade do quadro e poderá sugerir o melhor tratamento, que pode ser desde mudança de hábitos de alimentação e higiene, até cirurgia.
Nem tudo é hemorroida
É comum as pessoas acharem que todos os problemas no ânus estão relacionados às hemorroidas, mas não estão. Existem muitas outras doenças que se manifestam no ânus. Por isso, seguir dietas milagrosas, receitas infalíveis ou qualquer outro tratamento sugerido pelo vizinho ou pelo familiar sem antes ter o diagnóstico feito por um médico especialista, não é uma boa opção.
Isso porque, a situação pode ser classificada como um tumor no intestino ou qualquer outro problema, por exemplo, e estar recebendo o tratamento errada como se fosse hemorroida.
Ao notar algum dos sintomas mencionados, procure um médico Coloproctologista ou Cirurgião do Aparelho Digestivo.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: