Hipotermia: o que é, quais os sintomas e cuidados?

A hipotermia é uma condição médica grave, com grande potencial de morte. Ela é classificada a partir da temperatura medida na região central do corpo, geralmente no esôfago. Quando essa temperatura está entre 32º C e 35º C, é considerada leve; já quando está entre 28º C e 32º C é considerada moderada e abaixo de 28º C é considerada hipotermia grave.

Sintomas

Os sintomas dependem do grau da hipotermia. Na hipotermia leve, ela apresentará muitos tremores e provavelmente estará consciente. Na hipotermia moderada, a pessoa apresentará confusão mental e na hipotermia grave é provável que ela esteja inconsciente.

Hipotermia no Brasil

Apesar do Brasil ser um país de clima tropical, a hipotermia também pode ocorrer. Em algumas regiões, o inverno é rigoroso e a temperatura pode ficar abaixo de 10ºC. Com isso, as pessoas mais expostas à hipotermia estão em situações sociais frágeis, como os moradores de rua, alcoólatras, usuários de drogas e pessoas idosas que não conseguem se proteger adequadamente, seja por condições financeiras ou por diminuição da cognição. Algumas medicações também podem predispor a isso.

Já em países onde o inverno é rigoroso, a hipotermia pode acontecer, principalmente, por acidentes, como quedas ou afogamentos em rios ou lagos de água gelada, avalanches de neve e durante esportes de inverno em que uma pessoa pode se perder ou se acidentar e ficar exposta à neve com temperaturas muito baixas.

Em países onde o inverso é mais rigoroso, a hipotermia geralmente acontece por quedas ou afogamentos em rios e lagos.

Hipotermia e o calor do organismo

O organismo produz calor constantemente, principalmente devido ao metabolismo basal. Essa energia é gerada no coração, no fígado, durante a atividade muscular e outras funções corporais que geram calor. Ao mesmo tempo, o calor produzido é dissipado através de diferentes mecanismos, como evaporação (suor), radiação (pela pele), condução (contato direto) e convecção (transferência de calor por correntes de ar ou água). É importante notar que muitos casos de hipotermia ocorrem devido a perdas excessivas de calor por convecção, quando em contato com correntes de ar frio ou água fria.

Quando o corpo perde calor, as pessoas costumam reagir usando roupas mais quentes e aumentando a atividade muscular. No entanto, a hipotermia ocorre quando esses mecanismos não são suficientes para compensar a perda de calor. Portanto, para desenvolver hipotermia, a pessoa precisa estar exposta a condições como frio extremo e ser incapaz de se proteger adequadamente dessas condições de frio intenso.

E atenção: se uma pessoa em situação de risco for encontrada na rua em estado de hipotermia, é importante chamar a ambulância e não movê-la, pois o coração fica mais sensível e isso pode levar a arritmias graves.

Tratamento para hipotermia

O tratamento é realizado em unidades de emergência e, para isso, a primeira medida é remover as roupas úmidas, que contribuem para a perda de calor. Em seguida, roupas aquecidas são aplicadas e o ambiente é mantido aquecido. Para casos mais graves, é realizado um aquecimento ativo, especialmente na região central do corpo, utilizando líquidos aquecidos, toalhas e banhos quentes para elevar a temperatura interna. Em situações ainda mais graves, é aplicado um aquecimento central, utilizando soros aquecidos ou diálise peritoneal com soro aquecido.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: