Intoxicação por opioides
A intoxicação por opioides ocorre quando uma quantidade excessiva da substância é ingerida, inalada, injetada ou aplicada na pele. Isso pode acontecer acidentalmente, devido ao uso indevido ou abuso intencional da droga.
É importante saber que os opioides são medicamentos utilizados para tratar dor, como: morfina, fentanil, tramadol (ou tramal) e a codeína. Eles são medicamentos de uso controlado, ou seja, precisam de prescrição e receita médica para serem usados.
Saiba que essa classe de medicamentos é segura, entretanto em altas doses, pode causar intoxicações e até levar à morte.
Intoxicação por opiodes: como reconhecer?
Entre os sinais de intoxicação por opiodes estão:
- Sonolência extrema;
- Respiração lenta ou parada respiratória;
- Pupilas (as bolinhas pretas no centro dos olhos) muito pequenas;
- Batimentos cardíacos lentos.
Ao se deparar com um paciente usuário de opioides com estes sintomas, ligue para a ambulância ou leve a pessoa ao hospital imediatamente. Enquanto espera pela ajuda, mantenha a pessoa em posição lateral de segurança e observe atentamente se o tórax enche e esvazia, mostrando que está respirando. Em caso de ausência de respiração, inicie as manobras de reanimação cardiopulmonar.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: