Lesão de ligamento cruzado anterior

A lesão do ligamento cruzado anterios (LCA) é uma situação comum em muitos atletas, que precisam operar o joelho e ficar afastados das atividades. 

A articulação do joelho é formada por quatro ossos: tíbia, (osso da canela), fíbula, fêmur (osso da coxa), e a patela, popularmente conhecida por rótula. Se os joelhos tivessem apenas esses ossos ele seria instável, ou seja, o osso poderia facilmente se mover em relação ao outro, para frente, para trás, para um lado ou para o outro. 

A lesão do ligamento cruzado anterior afeta a articulação do joelho, que é composta pelos ossos: tíbia, fíbula, fêmur e patela, essenciais para a estabilidade do joelho.

Para combater essa instabilidade e dar firmeza existem os ligamentos do joelho, estruturas fibrosas, rígidas que funcionam como pequenas cordas ligando um osso ao outro. A função dos ligamentos é evitar alguns movimentos do osso em relação ao outro, permitindo apenas movimentos do tipo dobradiça em uma direção, movimento que habitualmente o joelho faz.

Ligamentos 

O joelho tem dois ligamentos colaterais: o medial, localizado na parte de dentro da perna, e o colateral lateral, que fica na parte de fora, ou mais externa da perna. Os ligamentos impedem os movimentos laterais no joelho, chamados de varo e valgo. Há também os ligamentos cruzado anterior e cruzado posterior, considerados ligamentos centrais do joelho. O cruzado posterior, localizado atrás do anterior, tem como principal função evitar que a tíbia siga para o posterior (para trás), em relação ao fêmur. O cruzado anterior, localizado na frente do posterior, tem como principais funções evitar que a tíbia vá para frente, em relação ao fêmur, e evitar movimentos rotacionais entre a tíbia e o fêmur.

O ligamento cruzado anterior do joelho impede que a tíbia se mova para frente em relação ao fêmur, estabilizando os movimentos rotacionais entre esses ossos.

O que causa lesão do ligamento cruzado anterior?

A principal causa de lesão do ligamento é quando ocorre a rotação do joelho com o pé fixo no chão, também chamada de entorse de joelho. Dessa maneira, o ligamento não suporta o estresse sobre ele, se rompendo. Isso pode ocorrer com um atleta que disputa uma bola, um lutador que tenta sair de algum golpe, um atleta após um salto e mesmo um escorregão ou uma queda mais simples. 

Outro mecanismo que pode levar a uma lesão é quando o joelho faz a hiperextensão, como se o joelho fosse para trás. Esta situação é comum nas mulheres, por elas terem os ligamentos mais frouxos.

Sintomas de lesão no ligamento cruzado anterior

  • Estalo;
  • Dor;
  • Inchaço, que dificulta continuar a atividade, correr ou caminhar;
  • Instabilidade: principal sintoma da lesão. O paciente refere que está sem firmeza e que o joelho “sai do lugar”.

Na suspeita de lesão, é recomendado colocar bolsa de gelo no joelho durante 20 minutos e evitar colocar o pé no chão. Caso a dor seja muito intensa é importante buscar um pronto-socorro para afastar o risco de fraturas ou lesões mais graves que necessitem de um tratamento de urgência.

Lesões no ligamento cruzado anterior podem causar estalo, dor intensa, inchaço e instabilidade, dificultando caminhar ou correr.

Tratamento para lesão do ligamento cruzado anterior

O tratamento depende de diversos fatores, como grau de instabilidade, idade do paciente e nível de atividade. Uma das possibilidades é a realização da cirurgia para refazer ou reconstruir o ligamento lesionado e restaurar a anatomia normal do joelho. Na maioria dos casos, esse procedimento é indicado, principalmente se a pessoa sentir instabilidade, se ela for mais jovem e praticar atividade física de impacto. As pessoas mais idosas, que fazem atividade física mais leve e que não sentem instabilidade no joelho, podem ter uma vida normal sem fazer reconstrução do ligamento, apenas com a realização de fisioterapia para reabilitação e fortalecimento muscular.

É importante destacar que a lesão do ligamento é um dos principais fatores de risco para artrose de joelho e que pode causar impacto importante na qualidade de vida. Por isso, ao suspeitar desse problema procure um médico ortopedista especialista em joelho 

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: