Lesão no menisco

O joelho é considerado uma articulação de carga, isto é, todo peso do corpo exerce carga no joelho. Isso ocorre quando estamos parados de pé, correndo, saltando, ou agachando. A intensidade dessa carga depende do tipo de atividade. Saltar sobrecarrega mais do que ficar parado, por exemplo.

Para tentar diminuir um pouco essa carga na articulação do joelho, e danificar outras estruturas internas como a cartilagem, temos uma estrutura que funciona como se fosse um amortecedor do joelho, que são os meniscos. Além de amortecer o impacto, os meniscos também exercem um papel auxiliando a estabilização da articulação do joelho.

Os meniscos são uma estrutura que fica dentro do nosso joelho e são formados por fibrocartilagem, um tipo de cartilagem fibrosa, e tem o formato de C. Cada joelho tem 2 meniscos. O lateral, que fica na parte de fora, e o medial, que fica na parte de dentro. Portanto, cada pessoa tem 4 meniscos, 2 em cada joelho.

Lesão do Menisco

A lesão do menisco é uma das principais lesões que ocorrem no joelho. Qualquer tipo de atividade que faça com que você torça ou gire o joelho com força, principalmente quando se coloca todo o peso do corpo sobre o joelho, ou ficar agachado, ou levantar algo pesado pode causar uma lesão do menisco. Em adultos mais velhos, podem ocorrer lesões nos meniscos de aspecto degenerativo, mesmo com pouco ou nenhum trauma.

Os principais sintomas da lesão do menisco no joelho são: 

  • Sensação de estalido;
  • Inchaço ou sensação de rigidez; 
  • Dor, principalmente ao agachar, torcer ou girar o joelho; 
  • Dificuldade de esticar totalmente a perna; 
  • Sensação de bloqueio do joelho, não conseguindo dobrar e nem esticar a perna; 
  • Sensação de falseio, isto é, falta de segurança ou estabilidade.

Fatores de risco

Existem algumas pessoas que têm uma maior chance de ter uma lesão de menisco do que outras. Isso ocorre, pois existem alguns fatores, chamados de fatores de risco para esse tipo de lesão. Dentre eles, podemos citar:

  • Atividades físicas: que envolvem torções e giros agressivos do joelho colocam em risco para que ocorra uma lesão do menisco. Isso ocorre principalmente em atletas, especialmente os que participam de esportes de contato como futebol ou em atividades que envolvem giro como basquete ou tênis. 
  • Idade avançada: com o passar do tempo, aumenta a chance de lesão do menisco pelo desgaste;
  • Obesidade: pessoas obesas têm um maior risco desse tipo de lesão pelo aumento da carga nos meniscos. 

Diagnóstico

Frequentemente, uma lesão de menisco pode ser identificada durante uma consulta médica, com uma história clínica bem feita e durante o exame físico onde o médico realiza alguns testes para avaliar os meniscos. Se ocorrer dor, a chance de ter uma lesão de menisco é grande.

Além disso, exames de imagem são importantes na identificação das lesões meniscais. O raio X geralmente é realizado, mas não conseguimos observar a lesão de menisco, pois o menisco é feito de fibrocartilagem. Ele serve para excluir outras causas, além de avaliar o grau de desgaste dos joelhos.

O melhor exame para se avaliar os meniscos é a ressonância magnética, que mostra imagens detalhadas das estruturas internas dos joelhos, ajudando a determinar qual o tipo de lesão do menisco e também podendo auxiliar também no diagnóstico de outras lesões que podem estar associadas, como lesões dos ligamentos ou da cartilagem.

Tratamento

Dependendo do tipo de lesão, tamanho, ou localização, na maioria das vezes o tratamento inicial da lesão do menisco é conservador, isso é, sem a realização de cirurgia. Porém, em algumas situações a cirurgia pode ser necessária, que varia entre retirar uma parte do menisco ou suturar para preservá-lo. Cada tipo de lesão tem a sua indicação, porém sempre tentando preservar ao máximo os meniscos. 

Complicações

A principal complicação de uma lesão de menisco é o desenvolvimento de osteoartrite ou artrose do joelho que ocorre pela perda da proteção realizada pelos meniscos.

Caso suspeite de lesão de menisco, procure um médico ortopedista, de preferência um especialista em joelho. 

Assisto ao nosso especialista falando sobre o assunto.