O álcool ajuda a dormir?

Muitas pessoas acreditam que ingerir bebida alcóolica próximo ao horário de dormir pode ajudar a iniciar o sono. Mas, é importante saber que a ingestão de bebida alcóolica não é saudável para o sono. Isso porque o álcool provoca uma sensação de relaxamento e pode diminuir o tempo de espera pelo sono, ou seja, faz dormir mais cedo. Porém, não significa que a pessoa que bebeu tenha uma noite de descanso.

Um dos grandes problemas relacionados a esta prática são os breves despertares que o álcool provoca. Em quem usa, há acelerações das ondas cerebrais durante o sono, tornando-o mais superficial. Mesmo não tendo memória disso, a pessoa que ingere álcool tarde da noite apresenta aquela sensação de sono não restaurador e até mesmo ressaca, a depender da dose ingerida. Os sintomas podem ser mais acentuados quando a bebida apresenta uma maior concentração de álcool.

Álcool e memória

Outro efeito das bebidas alcóolicas no sono é a inibição do sono REM. Durante este momento do sono, há uma atividade intensa do cérebro e a presença de muitos sonhos. É nesta fase que um backup cerebral é realizado e fixado novas informações adquiridas durante o dia. Reduzir a quantidade de sono REM ou não o fazer impacta diretamente na memória, prejudicando a performance no trabalho e estudos.

Além de tudo isso, há um alto risco de dependência química para quem usa. Motivadas por dormir melhor, muitas pessoas começam com pequenas doses diárias e vão evoluindo para quantidades cada vez maiores para começarem a dormir. Ou seja, aliam a dependência química em busca de um bom sono que o álcool não pode oferecer.

O álcool não faz dormir melhor

O uso de álcool para dormir causa uma falsa impressão de dormir melhor. Mesmo ajudando o sono a chegar mais cedo, essa estratégia compromete a qualidade de sono e, consequentemente, a saúde. Essas bebidas jamais devem ser utilizadas como indutoras do sono. Em caso de dificuldade para iniciar ou manter o sono, busque ajuda médica e jamais inclua o álcool como alternativa de tratamento.

Beber vinho à noite faz mal?

Não! No entanto, se o objetivo for dormir melhor, não beba. Em caso de uso recreativo, deve sempre ser feito com equilíbrio e, no máximo, até 2h a 3h antes do horário habitual do sono para menor interferência possível. Manter bons hábitos de sono são fundamentais para quem deseja dormir melhor e, sem sombra de dúvidas, a ingestão bebida alcóolica não está em entre eles. Se for dormir, não beba! Seu sono agradece.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: