O café atrapalha o sono?
Existe uma frase muito conhecida que diz que o café atrapalha o sono, ou seja, se a pessoa tomar muito café, ou tomar perto da hora de deitar, ela não terá uma boa noite de sono. Isso preocupa muitas pessoas, já que tomar um cafezinho a qualquer hora do dia faz parte da rotina dos brasileiros.
Em casa, no trabalho ou na escola, grande parte das pessoas toma uma ou mais xícaras de café para despertar e ter energia para suas atividades. Mas, o que muita gente não sabe é que essa bebida tem um efeito estimulante, que pode ser mais acentuado em alguns indivíduos e assim prejudicar o sono noturno.
O café atrapalha o sono?
A verdade é que a cafeína pode agir no corpo por muitas horas, tornando o indivíduo mais elétrico. Isso acontece, pois ela atua no cérebro, inibindo substâncias que são responsáveis pelo cansaço. Saiba que a cafeína em excesso pode causar estímulos em momentos que nosso corpo necessita de relaxamento.
Para entender o assunto é preciso falar sobre a adenosina, uma substância produzida no corpo durante a prática de qualquer atividade, seja mental ou física. O gasto de energia provoca acúmulo de adenosina no sistema nervoso central, em que o primeiro pico de ação é justamente após o almoço, sendo uma das razões pra aquela sonolência no início da tarde. O outro é no início da noite, sinalizando que é o momento de parar e descansar. Esse é um processo importante para a regulação do sono.
Saiba que a cafeína toma o lugar da adenosina no sistema nervoso central deixando o cérebro muito estimulado. Dependendo da concentração e do número de xicaras de café ingeridas, esse efeito pode se estender por longos períodos, variando de 6 horas a 8 horas após a ingestão. Na prática, essa bebida pode comprometer o início do sono e ser uma causa de insônia inicial.
E, no dia seguinte vem as consequências: acordar cansado, fadiga, irritabilidade, sono diurno, dificuldade de atenção e memória, baixa produtividade no trabalho ou estudo. Esses são efeitos exatamente contrários aos que buscam o usuário frequente de boas doses de café.
Equilíbrio
No entanto, saiba que ninguém precisa excluir a bebida da rotina, já que o recomendado é manter o equilíbrio. Como a cafeína age no corpo por um tempo prolongado, a última dose de café deve ser no máximo às 15 horas, para quem tem dificuldade para iniciar o sono. Além disso, é necessário ter atenção com a dose: não ultrapassar quatro xícaras pequenas durante o dia. Lembre-se: a cafeína também pode estar presente em outras bebidas como o chocolate, refrigerantes do tipo cola e até mesmo alguns tipos de chá, como o mate, o verde e o branco.
O sono noturno de qualidade depende de muitos hábitos praticados durante o dia. Saber apreciar um bom café na hora e dose adequadas não vai atrapalhar o sono, além de experimentar uma sensação de prazer que essa bebida proporciona.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: