O que causa acne?

A acne é uma das doenças de pele mais comuns que existem. Ela pode afetar pessoas de qualquer idade mas, normalmente, aparece na adolescência abalando a autoestima e prejudicando a qualidade de vida.

Saiba que a acne tende a surgir no rosto, ombro e pescoço devido às glândulas sebáceas que produzem óleo (sebo) de maneira exagerada na pele. Esse óleo tem o objetivo de deixar os pelos e a pele lubrificada, com oleosidade natural. As glândulas sebáceas podem também estar obstruídas pelos comedões, os cravos.

Qual a gravidade da espinha?

Existe uma classificação de gravidade da acne de acordo com o tipo de acne, entre eles:

  • Casos leves: a pessoa deverá notar o predomínio de cravos, que são aqueles pontinhos pretos, e espinhas comuns, aquelas vermelhas, com a pontinha amarela;
  • Casos graves: a espinha é diferente, já que ela é formada por cistos ou nodulações com pus.

Saiba que quanto maiores e mais inflamadas estiverem as espinhas, maior a chance de a pele ficar com cicatrizes no futuro. 

Casos graves de acne envolvem espinhas formadas por cistos ou nódulos com pus, ao contrário das espinhas e cravos comuns dos casos leves.

Existem alguns fatores associados a acne. Entre eles estão:

Alteração hormonal

Alguns hormônios do corpo estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, o que facilita o surgimento de acne. Existem alguns exemplos de situações em que esses hormônios estão aumentados, como a puberdade, nos adolescentes. Nas mulheres, tambem podem ocorrer outras alterações hormonais e nesses casos é preciso ir além e reparar em outros sintomas, como:

  • Ciclo menstrual irregular; 
  • Infertilidade; 
  • Ganho de peso, principalmente na barriga; 
  • Aumento de pelos
Alterações hormonais nas mulheres, como ciclo menstrual irregular, podem aumentar a produção de sebo e causar acne, junto com sintomas como infertilidade, ganho de peso abdominal e aumento de pelos.

 A principal doença com essas características é a Síndrome do Ovário Policístico. Além dessa doença, outras duas situações de desbalanço hormonal são comuns nas mulheres e podem estar associadas à acne:

  • Gravidez;
  • Uso de alguns tipos de método anticoncepcional (como os métodos so com progesterona).

Medicações

Existem muitas medicações que podem piorar a acne, como os corticoides de uso oral, o lítio e os hormônios masculinos.

Dieta

É importante saber que as espinhas podem piorar após ingerir alguns alimentos, como os derivados do leite ou alimentos que liberam muita glicose no sangue, por exemplo, os doces, massas e pães.

Estresse

O estresse também pode piorar a acne e é fundamental informar o médico para que ele planeje o tratamento da melhor maneira possível.

É válido ressaltar que a acne causa dor e desconforto na pele, mas também pode prejudicar a autoestima e o relacionamento interpessoal, gerando forte impacto emocional.

Por isso, ao notar a presença de cravos e espinhas procure um Dermatologista, se possível, aos primeiros sinais da acne, pois o tratamento precoce ajuda no controle dos sintomas mais rápido, evitando cicatrizes, que são mais complicadas de se tratar.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: