O que causa perda de dentes?

A perda de dentes é um dos grandes problemas relacionados à saúde pública. Isso porque, além da estética, a boca e a saúde bucal são essenciais para manter uma boa saúde do corpo todo. Além disso, ficar sem os dentes, mesmo que seja um, é um pesadelo para as pessoas, já que a falta deles prejudica a autoestima, alimentação e os relacionamentos sociais.

Mas, apesar desse temor, poucas pessoas sabem quais são os sinais que indicam risco para perder os dentes. Veja alguns listados abaixo.

Cárie pode causar a perda de dentes

A cárie é um dos sinais para a perda de dentes e ela pode se apresentar através de dor ao ingerir alimentos doces e gelados. Saiba que no início, essa dor é leve, mas à medida que a condição progride, a dor se torna mais intensa e constante.

Vale saber ainda que o dente pode se dissolver devido aos ácidos das bactérias que causam a cárie. Eles ficam cada vez mais frágeis, facilitando assim uma possível fratura do dente ou ainda remoção.

A cárie pode causar dor leve ao consumir alimentos doces e gelados, e, se não tratada, enfraquece o dente, facilitando fraturas ou perda dental.

Gengivite

O sangramento da gengiva é um sinal de gengivite e facilmente descoberto durante a escovação uso do fio dental. Quando essa inflamação evolui, ela é chamada de periodontite. Saiba que o sangramento pode persistir, mas a diferença é que o acúmulo de bactérias na parte externa do dente causa uma inflamação que pode resultar na redução do osso que sustenta o dente. Como resultado, há uma perda na sustentação, o dente fica mole e se o tratamento não for iniciado, ele tende a cair.

A fratura é outra causa de perda de dentes e isso pode ocorrer por vários motivos, como acidente de carro ou moto, por exemplo, e ao morder um alimento de consistência dura, como torresmo e casca de pão. É válido saber que se a fratura for extensa, o dente não pode ser salvo, nem mesmo através de restauração, e a única forma é a extração. Por isso, a preocupação é grande.

O sangramento gengival é um sinal de gengivite, que pode evoluir para periodontite, causando perda óssea e, sem tratamento, a queda do dente.

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado pela dificuldade em abrir a boca ao acordar e pelo cansaço nos músculos aqui. Vale saber que o bruxismo é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes de forma inconsciente à noite ou até mesmo durante o dia.

A pressão exercida ao ranger os dentes pode ser tão intensa que pode comprometer a restauração de um dente, especialmente após um tratamento de canal para cárie. Esse hábito pode causar fraturas no dente restaurado, o que pode, em casos mais graves, levar à perda do dente.

É importante que grande parte dos problemas dentários sejam silenciosos e, portanto, difíceis de perceber. Por isso, é importante manter uma higienização adequada, estar atento aos sintomas e procurar um dentista regularmente. 

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: