O que é catarata e quais seus sintomas?
Catarata é a opacidade do cristalino, uma lente natural localizada dentro dos olhos. Ela é transparente, mas que com o passar dos anos vai ficando opaca. Dessa forma, ela impede que os raios luminosos cheguem até a retina, que fica no fundo dos olhos e que é responsável por formar a imagem.
Muitos pacientes relatam e a medicina confirma que o resultado desta opacidade é visualizar tudo borrado, sem nitidez e, em casos mais avançados, sofrer com perda de visão. O que prejudica a qualidade de vida em todas as áreas.
Sintomas de catarata
O principal sintoma da catarata é baixa de visão. Isso porque, a catarata não dói, não coça, não arde e não deixa o olho vermelho. São comuns relatos sobre a dificuldade de enxergar, devido visão embaçada e é importante saber que se nada for feito, após o diagnóstico de catarata, a doença tende a ser progressiva. Isso significa que a visão piora e realmente o paciente pode deixar de enxergar de forma reversível.
É importante saber que existem muitos problemas oculares que causam piora de visão. Por isso, o correto é consultar o oftalmologista para uma boa avaliação e diagnósticos corretos.
O que causa a catarata?
A catarata, apesar de ser mais frequente após 60 anos, pode ocorrer de forma congênita (nos bebês), na infância, e nos adultos jovens. Ela pode decorrer do envelhecimento do cristalino, mais comum quando há exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol.
Saiba que a catarata também pode estar relacionada a traumas oculares, infecções oculares, doenças como diabetes, e uso indiscriminado de corticoides.
Vale ressaltar que a catarata pode ser percebida pelos sintomas mencionados, mas como ela está localizada na parte interna do olho, em muitos casos, não é possível identificar a olho nu e, então, só é percebida através de aparelhos médicos especiais. Por este motivo, é importante avaliação do oftalmologista.
É válido informar que muitas pessoas confundem a catarata com uma membrana avermelhada da parte externa do olho, o pterígio. Ele é uma elevação e aumento da membrana que recobre o olho, a conjuntiva, e que se irrita com facilidade. No entanto, pterígio não é catarata!
Ao notar qualquer um dos sintomas mencionados, busque ajuda de um médico Oftalmologista. Normalmente, o tratamento é cirúrgico e se baseia na troca da lente natural que está opaca por outra artificial, o que restaura a visão. Essa lente permanece pelo resto da vida e não fica opaca.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: