O que é diverticulite e quais são os sintomas?

A diverticulite é uma doença causada pela inflamação de divertículos do intestino, tendo como um dos principais sintomas a dor de barriga. 

O que são diverticulos? 

O esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso são alguns órgãos do sistema digestivo que podem ser comparados com uma tubulação. As paredes desses tubos são formadas, basicamente, por duas camadas: parte interna chamada de mucosa e a parte externa chamada de muscular.

A parte muscular não é contínua. Entre os espaços das fibras musculares, com o passar da idade associado a alguns fatores de risco, como tabagismo, obesidade e alimentação sem fibras, parte da mucosa pode passar entre as fibras e formar uma bolsinha, chamada de divertículo. Essa situação pode ocorrer em todos os órgãos, mas é comum no intestino grosso.

Uma analogia para os divertículos são as bolas de futebol antigas, chamadas de capotão. Essas bolas tem a câmara, que seria a mucosa, e o capotão seria a camada muscular. Com o uso, o capotão rasga e a câmera começa a sair. Isso seria um divertículo da bola.

Os divertículos são pequenas bolsas formadas quando a mucosa do intestino, camada interna, atravessa áreas fracas da camada muscular externa.

Fatores de risco para diverticulose

 A presença de divertículos tem relação direta com a idade, ou seja, quanto mais idade a pessoa tem, maiores as  chances de ter divertículos:  

  • Aos 50 anos, 50% das pessoas tem divertículos;
  • Aos 80 anos, 65% das pessoas podem ter divertículos.

Saiba que ter divertículos não é um problema, mas se torna grave quando os divertículos (bolsas) ficam inflamados ou infectados. Isso ocorre devido à obstrução das bolsas por pequenos pedaços de fezes endurecidas, causando a diverticulite.

Sintomas de diverticulite 

  • Dor de barriga em paciente com mais de 40 anos, que tem início ao redor do umbigo, irradia e se concentra na parte esquerda do abdome, principalmente na região inferior;
  • Febre baixa, enjoo e vômito;
  • Parada na eliminação dos gases e fezes, normalmente porque outras partes do intestino delgado podem grudar no local da infecção, impossibilitando os gases;
  • Fezes na urina ou saída de gás na urina, causado pela comunicação entre o intestino infectado e a bexiga, chamado de fístula;
  • Peritonite, que pode ocorrer se o divertículo inflamado rompe, derramando conteúdo intestinal na cavidade abdominal. Nesse caso, a pessoa irá notar dor abdominal e piora dessa dor ao apertar e soltar o local bruscamente, bem como ao tossir, bater o pé no chão com força ou ao passar em lombadas e buracos com o carro.

É importante saber que a diverticulite apresenta complicações em 25% das vezes, ou seja, uma em cada quatro pessoas. Por isso, ao fazer parte do grupo de risco ou notar os sintomas, busque ajuda em um pronto-socorro.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: