O que é retinoblastoma?

O retinoblastoma é um tumor maligno da retina. A retina é uma membrana de células neuronais que recobre o globo ocular internamente e é responsável por captar as imagens vistas e que serão posteriormente decodificadas pelo cérebro. Ou seja, a retina é a parte do olho responsável pela visão.

O retinoblastoma é uma doença que acomete crianças entre zero e cinco anos, sendo mais frequente nos primeiros dois anos de vida. Apesar de ser um câncer raro, ele é o tumor intraocular mais frequente e está relacionado às questões genéticas, acometendo um em cada 20 mil nascidos vivos. Infelizmente, no Brasil há uma alta incidência dessa doença. 

O retinoblastoma é um tumor maligno da retina que afeta principalmente crianças de até cinco anos, com maior incidência nos primeiros dois anos de vida.

Como saber se a criança tem retinoblastoma?

O sinal mais frequente de retinoblastoma é o reflexo branco da pupila, chamado de leucocoria, popularmente conhecido como olho de gato. No entanto, a doença também pode ser reconhecida pelo desvio ocular (estrabismo), tremor dos olhos (nistagmo), vermelhidão e baixa de visão, que nem sempre é informada por se tratar de crianças muito pequenas. Saiba que os sintomas podem aparecer em um ou em ambos os olhos.

O principal sinal do retinoblastoma é o reflexo branco na pupila (leucocoria), mas também pode causar desvio ocular, tremor dos olhos, ocorrência e baixa visão, afetando um ou ambos os olhos.

Como é feito o diagnóstico de retinoblastoma?

O primeiro exame dos olhos do bebê é realizado pelo pediatra ainda na maternidade. Esse exame é chamado de reflexo vermelho ou teste do olhinho. Ele consiste em observar se o reflexo visto através da pupila é vermelho, o que indica normalidade. O exame também serve para detectar outras doenças, como catarata congênita, glaucoma, infecções e inflamações.

Vale saber que o exame de reflexo vermelho deve ser repetido pelo pediatra pelo menos três vezes ao ano, nos primeiros três anos de vida da criança. Qualquer sinal de alteração, os pais devem encaminhar a criança ao oftalmologista para realizar exames mais detalhados.

Além disso, é importante se atentar para a periodicidade, já que o primeiro exame oftalmológico completo de rotina de uma criança deve ser solicitado entre seis meses e um ano de vida, pois a maioria das doenças oculares infantis tem melhor prognóstico quando detectadas e tratadas o quanto antes. Saiba que o diagnóstico precoce de retinoblastoma é fundamental, pois em 90% dos casos iniciais ele é curável e é possível preservar a visão. 

O teste do olho, feito na maternidade e repetido nos primeiros anos, verifica o reflexo vermelho da pupila para detectar problemas oculares. Exames precoces são essenciais para tratar doenças como o retinoblastoma, com alta chance de cura.

Tratamento de retinoblastoma?

O tratamento varia de acordo com o estágio em que a doença se encontra no momento do diagnóstico e inclui radioterapia, quimioterapia e até mesmo a retirada do globo ocular para evitar que a doença se espalhe e venha causar a morte.

Por isso, leve a criança ao pediatra, pergunte sobre o teste do olhinho e fique atento nos sintomas listados.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: