Pancreatite aguda: quando suspeitar dos sintomas?

A pancreatite é uma doença potencialmente muito grave e que precisa ser tratamento corretamente, de forma rápido. E no caso da pancreatite aguda, quando suspeitar dos sintomas? Dor forte na barriga e vômitos podem ser os sinais iniciais.

Entenda a função do pâncreas

O pâncreas é um órgão pequeno, que mede cerca de 50 a 60 centímetros e não pesa mais que 100 gramas. Ele fica localizado atrás do estômago e dos intestinos. Então, vendo o corpo de fora, ele se localiza na região da boca do estômago e fica muito mais próximo da coluna vertebral.

“O pâncreas tem duas funções principais. A primeira é produzir hormônios. Os dois principais hormônios produzidos pelo pâncreas são a insulina e o glucagon e são responsáveis pelo controle da glicose no sangue. A glicose é o açúcar do sangue. Quando há um desbalanço na produção desses hormônios, pode acarretar doenças, como diabetes, por exemplo”, explica a Dra. Maira Marzinotto, gastroenterologista.

A segunda função é a digestiva. De acordo com a especialista, o pâncreas produz inúmeras enzimas digestivas para digerir os alimentos que comemos. Ele digere carboidratos, proteínas e, especialmente, lipídios, que são as gorduras. Você pode estar se perguntando.

“O nosso corpo é feito de carboidratos, proteínas e gorduras, nas mesmas coisas que o pâncreas digere. Então, por que não somos digeridos pelas enzimas produzidas pelo pâncreas? A resposta é que essas enzimas só começam o processo de digestão no momento em que elas saem do pâncreas e atingem o intestino. A parede intestinal é preparada para que ocorra o processo de digestão”, comenta.

Se acontece uma inflamação do pâncreas e essas enzimas não chegam ao intestino e ficam presas no pâncreas, elas começam a digerir o próprio órgão. Esse processo chama-se pancreatite aguda e, muitas vezes, esse processo se inicia na região pancreática, mas pode atingir outros órgãos, como, por exemplo, o pulmão e os rins.

Quais os sintomas da pancreatite aguda?

Shutterstock 2648531699

As características mais importantes são a localização e a intensidade da dor. A dor da pancreatite aguda é no abdômen superior, próximo à boca do estômago. Pode correr para os lados e pode correr para as costas também, a chamada dor em faixa.

“A dor é muito forte. Os pacientes costumam dizer que se parece com um soco no estômago. Uma outra característica importante dessa dor é que ela não melhora com os analgésicos comuns e, muitas vezes, vem associada a náuseas em alguns episódios até vômitos. Pode ocorrer também distensão abdominal, falta de ar, icterícia, a depender da gravidade da doença”, pontua a médica.

Fatores de risco

Shutterstock 2679685633

Pedras na vesícula são a principal causa de pancreatite aguda e correspondem a mais de 50% dos casos. Os ductos, que são os caninhos que levam a bile ao intestino, passam muito próximos ao ducto do pâncreas.

“Essas pedrinhas, esses cálculos podem obstruir parcialmente o ducto do pâncreas, causando processo de pancreatite. Qualquer pessoa pode ter pedra na vesícula, porém, é mais comum em mulheres, em pessoas acima de 50 anos, em obesos, em pessoas que comem muita gordura ou ingerem grande quantidade de bebida alcoólica”, diz a Dra. Maira.

O álcool é a segunda principal causa de pancreatite aguda, por ser tóxico ao pâncreas. Sendo assim, quanto maior a quantidade de álcool ingerido, pior pode ser o dano ao pâncreas. As bebidas destiladas, como pinga, vodka, whisky, conhaque, têm uma quantidade de álcool muito maior do que as chamadas bebidas fermentadas, como o vinho e a cerveja. Portanto, tem um potencial muito maior de dano ao pâncreas.

O hábito de fumar também aumenta a predisposição da pessoa a ter episódios de pancreatite aguda. Existem muitas outras causas para pancreatite aguda. Uso de medicações, alterações genéticas, taxas de triglicerídeos muito altos no sangue, dentre outras.

Você sabia que alguns vírus também podem causar pancreatite aguda?

O vírus da cachumba, por exemplo, pode levar a alterações pancreáticas, assim como o citomegalovírus, o vírus da febre amarela e o HIV.

Fique sempre de olho no seu corpo e se apresentar algum destes sintomas, procure um médico.

AS INFORMAÇÕES COMPLETAS ESTÃO AQUI:

PANCREATITE AGUDA: QUANDO SUSPEITAR DOS SINTOMAS?

Se inscreva no canal do Doutor Ajuda, no Youtube, clicando aqui!