Parada cardíaca: o que fazer?

Uma parada cardíaca é uma emergência médica crítica em que o coração deixa de bombear sangue de maneira eficaz, levando à perda de consciência e, se não tratado imediatamente, pode ser fatal. Saber como agir em uma situação dessas pode fazer a diferença entre a vida e a morte:

Verifique se a pessoa realmente está com uma parada cardíaca: chame a vítima tocando vigorosamente em seus ombros. Caso não obtenha resposta, presuma que a situação seja uma parada cardíaca. Essa situação muitas vezes não é fácil de reconhecer, mas não deve-se perder tempo;

Chame por ajuda: nenhuma outra medida realizada tem maior impacto do que pedir ajuda. Caso a situação ocorra com outras pessoas presentes, peça para alguém chamar ajuda discando 192, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ou 193, para os bombeiros;

Se você identificou que a pessoa teve uma parada cardíaca, procure ajuda imediatamente ligando nos números 192 SAMU ou 193 Bombeiros.

Realize massagem cardíaca ou compressões torácicas: a massagem cardíaca é realizada com o paciente deitado com as costas sobre uma superfície rígida. As compressões devem ser iniciadas na altura do osso esterno, uma estrutura óssea no centro do tórax, na altura dos mamilos. Faça compressões que abaixe o esterno entre quatro e cinco centímetros, em uma velocidade de 100 compressões por minuto. A pessoa não deve fazer tudo sozinha, para não se cansar e prejudicar as compressões. O ideal é revezar as compressões com outra pessoa, a cada dois minutos.

Tente realizar uma massagem cardíaca com o paciente deitado com as costas na superfície rígida.

Respiração boca a boca

Não é recomendado para leigos realizarem a respiração boca a boca. A medida tem pouco impacto e implica em risco de adquirir doenças infecciosas. 

Desfibrilador automático

O desfibrilador externo automático pode ser utilizado por pessoas com mínimo treinamento. Neste caso, ao abrir o aparelho é possível ver duas pás adesivas com o local marcado de onde devem ser colocadas. Ao ligar o aparelho, ele analisa o ritmo e avisa se pode ou não dar o choque. Caso seja indicado o choque, aperte o botão para o choque. É possível ter cuidado para que todos se afastem da vítima no momento do choque, pois elas correm o risco de também receberem o choque elétrico. Caso o aparelho não indique o choque, continue fazendo massagem cardíaca até a ajuda chegar 

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: