Parte 2 – Como se preparar para uma consulta?

Já aconteceu de, durante uma consulta, o médico perguntar sobre o problema do paciente e ele não saber como explicar?

Qual o impacto disso na consulta? E como o paciente pode se preparar para explicar melhor seu problema ao médico, melhorando a qualidade da consulta?

Este é o segundo texto sobre “como se preparar para uma consulta”, em que compartilhamos dicas sobre como aproveitar melhor uma consulta médica. O primeiro texto pode ser lido clicando aqui.

Neste texto, explicaremos sobre o segundo ponto essencial: A queixa do paciente. Como ele pode explicar melhor seu problema ao médico? Para quase todos os problemas de saúde, os médicos fazem as mesmas perguntas, e é essencial que o paciente saiba se avaliar e também responder:

  • Onde está o problema?
  • Quando começou?
  • Do dia em que começou até agora, o que mudou? Como está a evolução do problema?

Se o paciente souber responder a essas perguntas, isso já ajudará bastante na consulta. No entanto, é importante destacar que, para cada problema de saúde, há uma série de outras informações relevantes que podem fazer toda a diferença no diagnóstico e tratamento.

Então, o que o paciente deve fazer?

O paciente deve procurar informações sobre os sintomas em fontes confiáveis. Um bom exemplo é o Doutor Ajuda, canal que foi criado justamente para ajudar nesse processo.

Na época em que o Dr. Fábio Ortega, um dos fundadores, trabalhava no Hospital das Clínicas como Urologista, muitos pacientes com dor nas costas eram encaminhados ao serviço de urologia achando que o problema estava no rim. Muitos aguardavam meses para a consulta, viajavam longas distâncias e gastavam bastante dinheiro e energia, esperando uma solução.

Quando chegava o momento da consulta, o médico perguntava: “Onde dói?” E o paciente apontava para a região lombar. O médico então perguntava: “A dor piora quando você se move?” E a resposta, na maioria das vezes, era “sim”. Com apenas algumas perguntas, já era possível entender que aquele não era um problema relacionado aos rins, mas sim uma lombalgia.

Desperdício

Essa situação resultava em um enorme desperdício de tempo, dinheiro e expectativas tanto para o paciente quanto para o sistema de saúde. Foi então que pensamos: se conseguirmos ensinar as pessoas a identificarem seus sintomas antes da consulta, isso poderia melhorar muito a vida delas e otimizar o uso do sistema de saúde. Imagine se, ao invés de uma consulta com o urologista, a Dona Maria tivesse ido diretamente ao ortopedista, explicando os sintomas corretamente.

Foi assim que surgiu o canal Doutor Ajuda. Convidamos médicos especialistas, muitos deles do próprio Hospital das Clínicas, para explicar o que o paciente deve observar antes da consulta, como identificar o médico adequado para procurar e quando ir ao pronto-socorro.

Diante de um problema de saúde, procure informações no Doutor Ajuda, que conta com mais de 100 vídeos exclusivos sobre sintomas. É muito provável que a explicação que você precisa já esteja disponível. Assista ao vídeo, observe os pontos destacados e relate ao médico durante a consulta. Além disso, você pode buscar outras fontes de saúde, desde que sejam de alta credibilidade. O importante é entender um pouco mais sobre a sua queixa antes de conversar com o médico.

Outra dica valiosa é anotar todas as suas dúvidas para que, ao final da consulta, você tenha todas as respostas que precisa. Isso é fundamental para o próximo passo: o engajamento no tratamento e as mudanças de hábitos que podem melhorar sua saúde.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: