Quando suspeitar que existe atraso no desenvolvimento?

Muitos pais e cuidadores de crianças ficam preocupados quando o assunto é atraso no desenvolvimento. No entanto, antes de saber quais são os sinais que podem indicar alguma alteração do desenvolvimento da criança é importante conhecer os marcos do desenvolvimento e o que se espera da criança. Isso é fundamental para identificar possíveis alterações e atrasos.

Somente após conhecer esses marcos e notar que algo não foi atingido ou desconfiar que há algo de errado na forma como a criança brinca, se movimenta, aprende, fala ou age, é recomendado conversar com o pediatra.

Investigação e intervenção precoce

É essencial saber que a investigação e a intervenção precoce de alterações do desenvolvimento podem ser determinantes para que a criança melhore suas habilidades e aprendizado. 

Saiba que neste caso a intervenção precoce significa iniciar o quanto antes as terapias específicas para cada necessidade da criança, com o objetivo de melhorar o desempenho e as capacitações ao longo de toda sua vida. Diante disso, é possível que a criança que apresente alguma alteração do desenvolvimento necessite de acompanhamento com especialistas, como:

  • Pediatras do desenvolvimento e comportamento;
  • Neurologistas;
  • Psiquiatras;
  • Psicólogos;
  • Fisioterapeuta;
  • Fonoterapeuta;
  • Terapeuta ocupacional.
É essencial pesquisar e intervir precocemente em alterações do desenvolvimento infantil para melhorar habilidades e aprendizado, iniciando terapias específicas com especialistas o quanto antes.

Lembre-se de que cada criança deve ser encaminhada para o especialista que necessita, de acordo com as terapias e tratamentos que suas condições específicas exigem. 

Quando suspeitar que existe atraso no desenvolvimento?

Para isso é importante conhecer alguns sinais importantes. Seguem as alterações do desenvolvimento de acordo com cada faixa etária até os 3 anos de idade: 

Aos 2 meses:

  • Não reage a sons altos e vozes;
  • Não acompanha com o olhar objetos ou pessoas em movimento;
  • Não sorri para pessoas;
  • Não tenta levantar a cabeça quando deitado de bruços.
Suspeite de atraso no desenvolvimento se até os 2 meses ele não acompanha com o olhar objetos ou pessoas em movimento.

Aos 4 meses:

  • Não sustenta a cabeça;
  • Não vocaliza (ou seja, não faz barulhos com a boca);
  • Não leva as mãos à boca.
Suspeite de atraso no desenvolvimento se até os 4 meses a criança não levar as mãos a boca.

Aos 6 meses:

  • Não tenta pegar objetos que estão ao seu alcance;
  • Não leva os objetos à boca;
  • Não responde aos sons do ambiente;
  • Não rola;
  • Aparenta ter a musculatura mais flácida ou muito rígida;
  • Não sorri quando interage com outras pessoas;
  • Não mostra afeto pelos pais ou cuidadores.
Suspeite de atraso no desenvolvimento se até os 6 meses a criança não leva objetos à boca.

Aos 9 meses:

  • Não se sustenta em pé quando apoiado;
  • Não senta sem apoio;
  • Não balbucia sílabas (mamama, bababa, dadada);
  • Não se reconhece pelo nome ou não reconhece familiares;
  • Não olha para onde o cuidador aponta ou tenta trazer sua atenção;
  • Não transfere brinquedos de uma mão para outra.
Suspeite de atraso de desenvolvimento se até aos 9 meses a criança não senta sem apoio.

Aos 12 meses:

  • Não se arrasta ou não engatinha;
  • Não mostra interesse em brincadeiras de esconder;
  • Não faz movimentos como “tchau” ou então “não” com a cabeça;
  • Perde alguma habilidade que já tinha conquistado. 
Suspeite de atraso no desenvolvimento se até aos 12 meses a criança não se arrasta ou não engatinha.

Aos 18 meses:

  • Não anda;
  • Não aponta para mostrar algo que deseja;
  • Não copia os outros;
  • Não sabe as funções dos objetos que lhe são familiares;
  • Não fala pelo menos 6 palavras;
  • Não aprende palavras novas;
  • Não se importa ou não repara quando os pais ou o cuidador se afasta;
  • Perde alguma habilidade que já tinha conquistado.
Suspeite de atraso no desenvolvimento se até aos 18 meses a criança não aponta para mostrar algo que deseja.

Aos 2 anos:

  • Não associa duas palavras (ex: “me dá”, “esse não”);
  • Não copia ações ou palavras;
  • Não segue instruções simples (ex: “pegue os sapatos”);
  • Não anda de forma equilibrada;
  • Perde alguma habilidade que já tinha conquistado.
Suspeite de atraso no desenvolvimento se até aos 2 anos a criança não copia ações ou palavras.

Aos 3 anos:

  • Cai muito ou não consegue subir degraus;
  • Baba muito ou tem uma linguagem difícil de ser compreendida;
  • Não fala frases;
  • Não entende instruções simples;
  • Não fantasia nas brincadeiras (ex: finge cuidar da boneca, finge dirigir o carro);
  • Não quer brincar com outras crianças ou brinquedos;
  • Não faz contato com os olhos;
  • Perde habilidades que já tinha conquistado.
Suspeite de atraso no desenvolvimento se até aos 3 anos a criança não fantasia nas brincadeiras.

É importante lembrar de que todas as crianças, inclusive aquelas que têm alguma condição específica de saúde, podem atingir o seu potencial de desenvolvimento quando inseridas em um ambiente afetuoso, saudável e com estímulos adequados para as suas necessidades individuais e crescimento.

Portanto, se a criança apresenta alguma alteração de desenvolvimento, o acompanhamento e as orientações com a equipe de saúde serão muito importantes para que ela adquira progressivamente novas habilidades, atingindo assim todo o seu potencial. 

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Veja o vídeo com a explicação da especialista: