Sintomas de estresse

Os sintomas de estresse têm afetado muitas pessoas nos últimos anos, em grande parte devido à correria do dia a dia. Entre trabalho, estudos, trânsito e as preocupações domésticas, o ritmo acelerado da vida moderna sobrecarrega o corpo e a mente. A pressão constante para atender às demandas e a rapidez com que precisamos tomar decisões e resolver problemas são fatores que aumentam ainda mais o nível de estresse.

Para exemplificar uma situação estressante, imagine que uma pessoa esteja andando e se depara com um animal feroz. O corpo reagirá a este fato e liberará hormônios e neurotransmissores que provocarão alterações no corpo, para que a pessoa consiga lutar ou fugir da situação de perigo. O batimento cardíaco acelerará, a respiração ficará mais rápida e ocorrerá um aumento da pressão arterial, com o objetivo de bombear mais sangue para os músculos. Os sentidos ficarão mais aguçados e a mente mais alerta.

O estresse resulta da pressão constante e ativa reações físicas como aumento da frequência cardíaca e atenção aguçada para enfrentar situações de perigo.

É desta forma que o corpo age às pressões do dia a dia, prazos, metas, tensão e correria. Se uma pessoa é constantemente exposta a essas reações, ela vai perdendo a capacidade de retornar ao estado de relaxamento e equilíbrio, o que pode causar diversas doenças, como depressão, asma, gastrite e infarto.

Quais são os sintomas de estresse?

  • Sensação de cansaço constante: a pessoa com estresse se queixa de cansaço e dificuldade de manter um bom ritmo em suas atividades, como se estivesse faltando de energia. A pessoa também relata que acorda cansada e quem tem dificuldade de descansar, mesmo dormindo bastante.
  • Alteração do sono, como insônia ou excesso de sono;
  • Alteração do apetite: algumas pessoas sentem muita fome, enquanto outras não tem vontade de comer o dia todo;
  • Capacidade de concentração: as pessoas estressadas, normalmente, se queixam que não conseguem focar durante um filme, texto ou uma conversa. Por isso, não se lembram dos eventos como deveriam, o que prejudica o rendimento no trabalho e na vida social, por exemplo;
  • Irritabilidade: são comuns relatos das pessoas ao redor, que a pessoa estressada está mais tensa, menos tolerante e que briga com mais facilidade;
  • Menos prazer nas atividades que gostava de fazer.
Cansaço constante, alteração no sono, alteração de apetite são alguns sintomas de estresse.

Outros sinais de estresse

Além dessas queixas, existem outros sintomas que podem ter relação direta com o estresse:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Tensão muscular, como dores no pescoço ou dores nas costas, que pode causar torcicolo ou travamento na coluna;
  • Dores de cabeça que, normalmente, pioram ao final do dia;
  • Problemas dermatológicos, como vitiligo, espinhas, psoríase e dermatite atópica.

Síndrome de Burnout

O estresse relacionado ao trabalho é chamado de síndrome de Burnout ou do esgotamento. Eçe pode causar diversas complicações na saúde, desenvolver ou agravar doenças já existentes. Em algumas profissões, a síndrome de Burnout pode afetar até 30% dos trabalhadores e incapacitar para o trabalho.

Estresse é uma doença. Busque ajuda com profissional de um Psicólogo ou Psiquiatra.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: