Tabagismo e os problemas causados pelo cigarro

O tabagismo é uma das principais causas de doenças e mortes evitáveis no mundo. Fumar prejudica praticamente todos os órgãos do corpo, aumentando o risco de doenças graves, como câncer de pulmão, de bexiga, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), enfisema pulmonar e bronquite crônica. Além disso, o cigarro contém mais de 7.000 substâncias químicas, das quais muitas são tóxicas e cancerígenas.

Entretanto, apesar de todas essas informações, o número de fumantes aumenta a cada ano: no mundo, mais de um milhão de pessoas fumam diariamente e no Brasil, mais de 25 milhões.

Tabagismo: por que essas doenças ocorrem?

Quando uma pessoa queima o fumo, seja de cigarro, charuto ou narguilé, ela libera cerca de cinco mil substâncias que são inaladas. Essas substâncias inflamam o pulmão e, a partir disso, elas se distribuem para todo o organismo. Por este motivo, existe um impacto grande tanto na parte respiratória, no coração e nos vasos sanguíneos, como aumento nos cânceres em diversos lugares do corpo.

É importante saber que fumar qualquer quantidade de cigarro, mesmo um cigarro a cada dois dias, aumenta o risco de infarto, de câncer de pulmão e Acidente Vascular Cerebral. Além disso, fumar passivamente – quando há exposição à fumaça de uma pessoa que está fumando, mesmo que seja no banheiro, na área de casa ou dentro do carro – também faz mal, pois os produtos da fumaça ficam impregnados nesses locais por horas e também podem causar prejuízos à saúde.

Fumar, mesmo em pequenas quantidades, aumenta o risco de infarto, câncer de pulmão e AVC, e o fumo passivo também prejudica a saúde, já que a fumaça permanece no ambiente por horas.

Por que as pessoas fumam?

Geralmente, as pessoas começam a fumar entre 14 e 18 anos. Uma parte inicia o tabagismo por influência dos familiares que fumam, como irmãos, pais e primos. Além disso, é possível perceber que a propaganda da indústria está deixando o cigarro cada vez mais sedutor, inclusive eles escondem a propaganda obrigatória do Ministério da Saúde que mostra os efeitos nos rótulos.

A pessoa, depois de começar a fumar e se manter como fumante, se torna dependente devido a nicotina, uma substância própria para isso. Outro dado importante é que a cada dois fumantes, um morre de alguma doença decorrente do cigarro.  Além disso, fumar faz com que as pessoas vivam, em média, menos dez anos se comparado com as pessoas que não fumam.

A maioria das pessoas começa a fumar entre 14 e 18 anos, muitas vezes por influência familiar, e a dependência é causada pela nicotina, com metade dos fumantes morrendo de doenças relacionadas ao cigarro, reduzindo em média 10 anos de vida.

Benefícios de parar de fumar

Saiba que a pessoa que parar de fumar, em qualquer idade, pode usufruir de vários benefícios para a saúde, além de melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas respiratórios.

A pessoa fumante que deseja parar com vício pode tentar por conta própria. O esforço individual é muito importante para o sucesso de qualquer doença que causa dependência. Ela pode também buscar ajuda de um profissional de saúde, pois os médicos de todas as especialidades podem oferecer orientações para parar de fumar.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: