Transtorno de ansiedade: conheça os sintomas e tipos
A ansiedade é um estado psíquico de angústia, apreensão ou medo que antecede uma situação de perigo real ou imaginário. Na prática, é como se o corpo se preparasse para uma situação de perigo. Diante disso, podem surgir sintomas físicos, como taquicardia – em que o coração bate rápido, sudorese nas mãos e tremores. Outros sintomas psíquicos, como medo, confusão mental e desorientação também podem estar presentes.
Quando a ansiedade é ruim?
Todas as pessoas sentem ansiedade em algum momento da vida, isso é saudável e deve acontecer. Saiba que diante de situações novas como, por exemplo, um evento, conhecer pessoas e dar aula, ficar ansioso é normal e pode ajudar a pessoa enfrentar aquela situação.
A ansiedade não é normal quando ela afeta o dia a dia, impedindo a pessoa de realizar algumas coisas e também quando os sintomas físicos e psíquicos são muito intensos e o indivíduo não consegue lidar com isso. A partir disso, a ansiedade não é normal, mas um distúrbio de ansiedade.
Sintomas físicos de ansiedade
- Taquicardia (coração batendo rápido);
- Tremores nas mãos;
- Sudorese;
- Sintomas intestinais, como enjoo, náuseas e diarreia;
- Dores pelo corpo, sem causa clínica associada.
Sintomas psíquicos da ansiedade
- Nervosismo;
- Dificuldade de atenção e concentração;
- Medo constante, parecendo que algo ruim vai acontecer;
- Alteração no sono.
Além desses sintomas, existem algumas situações específicas que também fazem parte dos transtornos de ansiedade:
Crises de pânico
São crises que acontecem de repente, apresentando sintomas de medo, falta de ar e sensação de morte, como se fosse perder o controle de si mesmo. É comum a pessoa apresentar também formigamento nas mãos e nos lábios.
É comum que as pessoas que já passaram por esta situação tenham receio de sair de casa ou de estar em locais cheios, com medo de ter a crise em locais públicos. Com isso, elas geram restrições e dificuldade em realizar certas atividades.
Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
Obsessões são pensamentos recorrentes e exagerados que invadem a mente da pessoa de forma intrusiva, contra a vontade dela. Muitas vezes esses pensamentos só saem da cabeça se a pessoa realizar algum ritual próprio da compulsão, que podem estar relacionados à saúde, higiene e simetria. Se o ritual não é realizado, a pessoa tem a sensação de que algo de ruim irá acontecer.
Nesses casos, são comuns pessoas que fecham a porta e depois de um tempo voltam para checar se a porta está fechada. Também pode acontecer de a pessoa lavar as mãos e pensar que elas ainda estão sujas e lavar novamente, ou ainda aquelas pessoas que precisam deixar objetos de forma simétrica, se não sentem que algo ruim vai acontecer. Se apresentar esses sintomas, pode ser um transtorno de ansiedade chamado TOC.
Fobias
É o medo exagerado e irracional frente a situações, por exemplo: altura, lugares fechados, lugares cheios e alguns animais ou insetos. Saiba que é normal ter medo de altura, o que não é normal, por exemplo, é evitar subir em um andar alto ou entrar em uma casa de dois andares devido a esse medo de altura. Isso é fobia.
Lembre-se de que a ansiedade não é frescura e que existem tratamentos para ajudar nestes casos. Para isso, basta procurar ajuda de um Psiquiatra.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: