Triglicérides alto

Os triglicérides são uma das principais gorduras do organismo. Eles atuam como reserva de energia e como matéria-prima para produção de vários hormônios, ou seja, sem os triglicérides não seria possível viver. No entanto, se os níveis de triglicérides ficarem altos podem causar diversos problemas para o corpo.

Os triglicérides são as calorias convertidas dos alimentos consumidos, que o corpo não utiliza imediatamente,  armazenando nas células de gordura. Quando a pessoa precisa de energia, e não está comendo, os triglicérides são liberados e a partir deles, ela consegue a energia necessária.

O que causa o aumento dos triglicérides?

Se a pessoa costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente carboidratos e gorduras, o estoque de triglicérides vai aumentar e, consequentemente, vão ficar elevados. No entanto, existem outras causas, como: 

  • Problemas de tireoide;
  • Diabetes mal controlada;
  • Doença renal ou hepática;
  • Efeito colateral de alguns medicamentos.

Quais são os sintomas de triglicérides altos?

O aumento de triglicérides não apresenta sintomas até que ele cause complicações sérias. No final, a pessoa vai ter os sintomas das complicações e não dos triglicérides.

Desta forma, para descobrir se os triglicérides estão aumentados será preciso realizar um diagnóstico, através de um exame de sangue simples para avaliar o colesterol, suas frações e os triglicérides. Esse exame deve ser realizado por todas as pessoas com mais de 20 anos, mesmo sem sintoma.

Para descobrir se o triglicéries está aumentado, basta realizar um exame de sangue simples.

O exame deve ser feito com a pessoa em jejum entre 8 e 12 horas e o valor esperado e considerado normal é menor do que 150 mg/dL. Se o valor estiver maior, é considerado alto.

Quais as possíveis complicações de ter triglicérides alto?

Complicações cardiovasculares: entre eles o infarto e o AVC. E, se além dos triglicérides altos,  a pessoa tiver o colesterol elevado, esse risco aumenta ainda mais. Vale lembrar que o infarto e o AVC são as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, por isso, esse risco não pode ser subestimado.

Triglicérides altos podem causar infarto e AVC. Com colesterol elevado, o risco é maior. Essas são as principais causas de morte no Brasil e no mundo.

Gordura no fígado: também pode causar esteatose hepática, um problema cada vez mais comum e, que nos casos mais graves, pode levar inclusive a cirrose e câncer de fígado;

Pancreatite aguda: quando os níveis de triglicérides estão muito altos, acima de 1000 mg/dL, pode causar entupimento dos ductos do pâncreas e causar pancreatite aguda. Um problema muito grave e que na maioria das vezes necessita de hospitalização e risco de morte.

Tratamento para triglicérides alto

O tratamento consiste em diminuir o triglicérides e isso pode ser feito através de sete medidas importantes: 

  • Mantenha um peso saudável: pergunte ao médico qual é o seu peso ideal. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) é possível reduzir os níveis de triglicérides;
  • Diminua as calorias: lembre-se de que as calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura. Reduzir a quantidade de calorias consumidas reduzirá os triglicérides;
  • Evite alimentos açucarados e refinados, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca;
  • Escolha gorduras saudáveis encontradas em plantas, como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua a carne vermelha por peixes ricos em ômega-3, como bacalhau, salmão, sardinha e atum;
  • Limite a quantidade de álcool: ele é rico em calorias e açúcar e tem um efeito potente em triglicérides, mesmo em pequenas quantidades;
  • Exercite-se regularmente, pois isso pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”;
  • Se as mudanças de estilo de vida não forem suficientes para controlar os níveis elevados de triglicérides, o médico pode recomendar medicamentos, como fibratos (que reduzem o risco de pancreatite causada pela elevação nos níveis de triglicérides), ômega 3 e ácido nicotínico.
Reduza calorias, pois as calorias extras se transformam em triglicérides e são armazenadas como gordura. Quanto menos calorias você ingerir, menor será o triglicérides.

Siga as recomendações

As taxas de controle dos níveis dos triglicérides, seguindo essas recomendações, são muito altas. Tendo sucesso no tratamento, todos os riscos relacionados aos triglicérides também caem e voltam ao normal. Lembre-se de que as pessoas com mais de 20 anos devem fazer exame de sangue para verificar os triglicérides, mesmo sem sintomas. Já se alguém descobriu triglicérides alto deve seguir as orientações do médico até atingir o controle da doença.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: