Vacina da dengue: quando tomar e o que fazer?

A vacina da dengue é um dos assuntos mais comentados nos últimos dias e um questionamento comum é saber quando ela é permitida e quando não é. Atualmente existem duas vacinas contra dengue aprovadas pela ANVISA no Brasil: a Dengvaxia®, da Sanofi, e a Qdenga®, da Takeda. Ambas são feitas com o vírus da dengue atenuada e previnem a infecção e, principalmente, internação e formas graves de dengue.

A vacina Dengvaxia® é a indicada para quem teve dengue.

Como saber qual vacina tomar?

Se a pessoa já pegou dengue alguma vez na vida, a vacina Dengvaxia® é a indicada, inclusive, para quem consegue comprovar por meio do exame de sangue chamado Sorologia. Já a Qdenga® pode ser dada para todas as pessoas, mesmo quem nunca teve dengue.

Quantos anos a pessoa tem?

A vacina Dengvaxia® é indicada para pessoas entre 6 e 45 anos. A QDenga é indicada para pessoas entre 4 e 60 anos. Essas idades indicam que os estudos foram feitos com pessoas nessa faixa etária.

Tem alguma contraindicação para tomar a vacina?

As principais contraindicações são:

  • Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina;
  • Gestantes;
  • Mulheres amamentando;
  • Imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias imunossupressoras;
  • Pessoas que vivem com o vírus HIV E está com imunidade comprometida.

Vale lembrar que a vacina Dengvaxia® é contraindicada para pessoas que nunca tiveram dengue.

Quais efeitos essas vacinas podem causar?

Os efeitos adversos mais comuns são dor no local da injeção, dor de cabeça, cansaço, dor no músculo e febre. Esses efeitos não contraindicam o uso da vacina.

Como são os esquemas de doses?

No caso da Dengvaxia® são três doses, com intervalo de seis meses. E, para QDenga® são duas doses, com intervalo de três meses. Saiba que a vacina é eficaz após 10 dias da última dose do esquema.

Atualmente, as vacinas contra dengue podem ser encontradas em serviços privados de vacinação. Pelo o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde priorizou a imunização contra dengue em alguns municípios e começará pelas crianças de 10 a 14 anos com a vacina Qdenga®.

A vacina protege contra os 4 tipos de dengue?

A vacina Qdenga® demonstrou ser eficaz contra os sorotipos 1, 2 e 3. A eficácia contra o sorotipo 4 não pode ser avaliada no período do estudo devido ao número insuficiente de pacientes com dengue tipo 4.

Será preciso tomar vacina todos os anos?

A princípio não. Os estudos, até o momento, não indicaram necessidade de dose de reforço, mas seguem em andamento para responder essa questão.

A vacina da dengue pode ser tomada junto com outras vacinas?

Como a vacina da dengue é de vírus atenuado, para algumas vacinas pode ser necessário o intervalo de 30 dias.

Até o momento os estudos não indicaram necessidade de dose de reforço.

Depois de quanto tempo da dengue é possível tomar vacina?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização, o tempo ideal entre o episódio de dengue e o início da imunização é de 6 meses.

Onde encontrar a vacina contra dengue?

As vacinas contra dengue podem ser encontradas em serviços privados de vacinação. Além disso, existem outras medidas de prevenção que não devem ser deixadas de lado, como uso de repelentes, uso de roupas compridas para proteção individual e não deixar água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como em vasos de plantas, pneus, recipientes pequenos (como potinho de água para cachorro) e piscinas sem uso.

Repelentes

As dúvidas sobre o uso de repelentes são frequentes. Os recomendados são regularizados pela ANVISA e que contenham Icaridina, DEET ou IR 3535. É importante ler os rótulos para verificar a idade recomendada e reaplicar de acordo com a frequência indicada pelo fabricante.

Sempre use repelente.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: