3 causas de falhas na barba

Muitos homens têm falhas na barba e isso pode ser visto como o cavanhaque que não fecha completamente, diferença entre um lado e outro da barba e até mesmo em situações que a barba era normal e de repente passou a ter uma falha. Isso pode acontecer por diversos motivos e entre os três mais comuns, estão:

Se isso estiver acontecendo, o que você deve reparar? Eu vou falar os 3 pontos mais importantes:

Falhas na barba por problemas constitucionais

Homens que sempre tiveram a barba cheia, ou tiveram alguma falha e outra pessoa na família tem a barba parecida. Isso pode acontecer devidos os problemas constitucionais e nesses casos é comum a barba ser sempre do mesmo jeito, ou seja, as falhas na barba ou cavanhaque que não fecham sempre existiram e não é algo novo.

Falhas na barba podem ser genéticas e permanentes, sem alteração ao longo do tempo.

Cicatriz que impede o crescimento da barba

As cicatrizes de traumas, cirurgias na face ou mesmo cicatrizes de espinhas podem levar a áreas de alopecia cicatricial na barba. Isso porque a cicatriz causa fibrose e, consequentemente, alopecia, justificando a falha no local.

Cicatrizes de traumas, cirurgias ou espinhas podem causar falhas permanentes na barba devido à fibrose.

Alopecia Areata

Se o homem tinha barba normal e de repente começou a ter uma ou mais falhas, pode ser alopecia areata, uma doença auto-imune. Isso significa que a defesa do corpo não reconhece os pelos da barba ou os cabelos como sendo da pessoa e ocorre uma perda temporária de fios no local. Mas isso pode ser resolvido de forma espontânea ou com tratamentos para acelerar a repilação, ou ainda encontrando a causa associada e tratando-a. Essa situação pode estar associada a alopecia areata, a deficiência de hormônios de tireoide, por exemplo, e um episódio de estresse agudo pode deflagrar o processo.

Além disso, o homem deve reparar se existem falhas em outros lugares do corpo, como couro cabeludo, sobrancelhas e qualquer outra parte. No caso da alopecia areata, a barba é um local bem comum, mas é importante saber que pode afetar outros locais com pelo.

Falhas repentinas na barba podem indicar alopecia areata, uma condição autoimune que pode ser temporária ou tratada.

Busque ajuda dermatológica

Se identificar os sinais de falhas na barba, é importante buscar ajuda de um dermatologista para entender a causa e indicar o melhor tratamento para cada caso. Saiba que quanto antes iniciar o tratamento, melhores as chances de os pelos voltarem a crescer.

Em alguns casos pode ser recomendado o uso tópico de loções a base de minoxidil, que prolonga o tempo de crescimento dos fios e que, por irritação local, pode auxiliar no crescimento de alguns fios finos, mas em geral esse resultado é limitado, pois não há como “acordar” um fio que nunca esteve lá.

Existem alguns tratamentos de drug delivery, como o MMP (Microinfusao de Medicamentos na Pele) e microagulhamento, que seguem a mesma linha de raciocínio do minoxidil, potencializando o seu efeito.

Ainda há a opção do transplante de barba: o cirurgião dermatológico ou plástico retira os pelos da barba da área inferior ao queixo e transplanta para as áreas de falhas, ou cicatrizes. Nos últimos anos, aumentou a tendência de uso de barba mais comprida e cheia. Junto com isso, houve um aumento de quase 200% no número de transplantes de barba realizados no mundo.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: